Incêndio no Morro do Careca é controlado após 10 horas

Incêndio no Morro do Careca é controlado após 10 horas

Perícia investiga se ação humana provocou as chamas que atingiram um o principal cartão postal de Natal

O Morro do Careca, principal cartão postal de Natal, foi palco de um incêndio de grandes proporções na noite de terça-feira (6.fev.2024). As chamas consumiram parte da vegetação do morro, que faz parte da Zona de Proteção Ambiental 6 (ZPA-6) e é um bem da União.

O fogo só foi controlado na manhã desta quarta-feira (7.fev), após mais de 10 horas de trabalho do Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e outros órgãos.

O helicóptero Potiguar I, da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesed), foi fundamental para o combate ao incêndio, realizando 32 lançamentos de água sobre as chamas. Ao todo, foram lançados mais de 10 mil litros de água.

Ainda não se sabe o que causou o incêndio. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) e a Polícia Federal estão realizando perícias no local para determinar a origem das chamas. O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Luiz Monteiro, ressalta que, em 90% dos casos, incêndios florestais são causados por ação humana.

Danos ambientais ainda não foram avaliados

Técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) ainda não puderam entrar na área para avaliar os danos causados pelo incêndio. Segundo o diretor geral do Idema, Werner Farkatt, a avaliação só poderá ser feita após a área ser liberada pelas autoridades.

Morro do Careca

O Morro do Careca é um dos principais pontos turísticos de Natal e um importante símbolo da cidade. O incêndio de grandes proporções coloca em risco a fauna e flora local, além de ameaçar a beleza natural do morro.

Atualmente, o acesso ao Morro do Careca é restrito e controlado pelo comando do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). As causas do incêndio ainda estão sendo investigadas.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal