Instituto Yduqs amplia prazo para candidatos ao Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos

Instituto Yduqs amplia prazo para candidatos ao Programa de Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos

Ampliado, o programa gratuito permite que os alfabetizandos aprimorem leitura e escrita em novo módulo

O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – realiza, em parceria com a Estácio, o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. A edição do primeiro semestre de 2024 marca a ampliação do programa, que agora contempla uma nova etapa educacional em que os alfabetizandos poderão fortalecer os conhecimentos adquiridos. Neste segundo módulo, os estudantes terão a oportunidade de exercitar a leitura, interpretação de texto e escrita. Devido à grande procura, as inscrições para o primeiro semestre de 2024 foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 01 de março, por meio do link: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao. Vale destacar que o programa é gratuito e inclui todo o material didático necessário.

“Ao longo de seis anos, consolidamos a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos e construímos, com empatia, um importante legado para mais de 1300 alfabetizados. Estamos prontos para darmos um novo passo em 2024: o lançamento do módulo II que irá atender aos estudantes que desejam desenvolver ainda mais a leitura e a escrita, ampliando sua autonomia pessoal e contribuindo para uma sociedade com mais dignidade e equidade” comemora Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs, organização da qual a Estácio faz parte.

O módulo II de Alfabetização foi elaborado pelos professores que integram a equipe do Programa para atender aos alunos que desejavam continuar a desenvolver a leitura e escrita, após o término do módulo I. A partir do primeiro semestre de 2024, todos os estudantes que realizarem o módulo I poderão cursar automaticamente o módulo II. Além disso, o módulo II ampliará significativamente a atuação do Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos, atendendo também ao público que se enquadra no analfabetismo funcional, independentemente da participação no módulo inicial.

O programa conta mais de 70 integrantes entre coordenadores, professores e alunos dos cursos de licenciaturas da Estácio e tem a atriz Malu Mader como embaixadora. A iniciativa, que já formou mais de 1.300 estudantes, na faixa etária entre 20 e 70 anos, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno de 14 campi de ensino da Estácio.

Infelizmente, o analfabetismo ainda é um assunto muito sério em nosso País, pois segundo a PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atualmente, 5,6% da população brasileira é analfabeta e, por conta disso, é preciso reforçar a importância de saber ler e escrever para os indivíduos de nossa sociedade.

O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos do Instituto Yduqs está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cujo objetivo busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. As novas turmas (módulo I e módulo II) serão abertas nas Regiões Sudeste (Rio de Janeiro e São Paulo); Nordeste (Natal e Salvador); Norte (Manaus) e no Centro-Oeste (Distrito Federal/Brasília).

Serviço:

Inscrições e informações por meio do site: https://institutoyduqs.com.br/alfabetizacao

Onde: Estácio Natal – Endereço – Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 708 – Alecrim – Natal

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês