Grupo Movidos Dança oferece curso gratuito de Waacking à comunidade

Grupo Movidos Dança oferece curso gratuito de Waacking à comunidade

Oficinas de dança urbana serão ministradas pela bailarina do grupo, Ariadna Medeiros, com mais de 15 anos de experiência no movimento. Inscrições podem ser feitas até dia 29 deste mês

Tradicionalmente conhecido como palco de espetáculos musicais e teatrais, o Espaço Cultural João Paulo II, Papódromo, irá se transformar num estúdio de dança de rua nos próximos dias. Isso porque, entre 4 e 8 de março, o espaço, localizado no Centro Administrativo do RN, receberá a Residência Movidos Dança. A ação traz o projeto Dançar Waacking, que oferece ao público aulas gratuitas da dança urbana nascida na periferia de Los Angeles, nos anos 60/70. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de fevereiro, pelo Google Forms, no link disponível na “Bio” do Instagram @ari.ariadna ou @movidosdanca.

Em sintonia com a proposta do grupo Movidos Dança, de incluir e celebrar a diversidade dos corpos no cenário cultural, o Dançar Waacking tem como público-alvo, mulheres, pessoas negras, alunos da rede pública de ensino (universidades públicas ou privadas, adeptos ao Prouni), pessoas com deficiência, profissionais de saúde (de preferência envolvidos no combate à pandemia) e integrantes de coletivos culturais de associações comunitárias, além das pessoas LGBTQIAPN+.

As aulas do estilo de dança urbana Waacking serão ministradas pela bailarina do Grupo Ariadna Medeiros, hoje uma das mais respeitadas artistas desse movimento do país. “A ideia da oficina é gerar conhecimento sobre o Waaccking, uma modalidade destinada aos braços, que surgiu nos anos 60/70 na era Disco Music, com uma potência corporal muito forte, e com isso, confirmar o alcance que a dança tem para todas as pessoas, com equidade”, explica Ariadna.

O Projeto Dançar Waacking conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Natal, através do Fundo de Incentivo à Cultura, da Funcarte, (Seleção Pública nº 020/2023), e pelo governo federal, por meio da Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais (Seleção Pública de Emergência Cultural nº 25/2023).

Sobre Ariadna Medeiros

Professora de Danças Urbanas e bailarina, a ministrante da oficina, Ariadna Medeiros, é graduada em Pedagogia e pós-graduada em dança pela UFRN, com mais de 15 anos de trabalho relacionado às Danças Urbanas. Iniciou como dançarina no grupo Yaj, voltado para a Cultura Popular. Em 2010 entrou na Dança de Rua BR, coordenado por Beto Rocha, com o objetivo de criar processos coreográficos para jovens iniciantes na dança. Em 2013, fundou, com amigos, o grupo Visage, fomentando a cena das Danças Urbanas até o final de 2014. No ano seguinte (2015) entrou na Cia. Gira Dança, no quadro de bailarinos. A convite do Diretor Artístico Anderson Leão, fundou o Passurbano, que durou até 2017. Atualmente é professora da Evidance, e bailarina do Movidos Dança.

Por dentro do Waacking

Waacking é um estilo de dança criado pelo público LGBTQIAP+, gay/preto/latino periférico dos Estados Unidos em meados dos anos 60, especificamente em Los Angeles, com influências da cultura pop, como as expressões das Drag Queens, divas do cinema, artes marciais, Cartoons e filmes. Uma característica dessa dança são os seus movimentos de braços, expressões performáticas, para explorar sua individualidade, auto expressão e liberdade para contar sua história através do ser feminino.

Serviço:

Projeto Dançar Waaking – Residência Movidos Dança

Data: 04 a 08 de março de 2024.

Local: Espaço Cultural João Paulo II (Papódromo), Centro Administrativo do RN

Inscrições: 20 a 29 de fevereiro, pelo Google Forms, no link disponível na “Bio” do Instagram @ari.ariadna ou @movidosdanca

Link para inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScv9h-XBRi1H8ADuxtBJxBceg_ydvXn2UnlivTW08oONY4PJQ/viewform

Foto: Cynthia Campos

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês