Demanda supera oferta em 40%, e pais de alunos que não foram contemplados aguardam lista de espera
Mais de 1.200 crianças ficaram sem vaga em creches da rede pública de Natal após o sorteio realizado na quarta-feira (28.mar.2024). Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para as 3.749 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Natal.
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o sorteio foi necessário devido à alta demanda, que superou a oferta em 40%. A secretaria explica que há mais estudantes interessados em estudar na rede municipal do que vagas disponíveis nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
O processo de sorteio, realizado com base nos números da Loteria Federal, foi implementado a partir de uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para evitar favorecimentos e filas nas unidades de ensino.
Lista de espera e busca por soluções
As crianças que não foram contempladas no sorteio foram colocadas em lista de espera. A SME informa que os pais e responsáveis devem aguardar contato das unidades de ensino em caso de desistência ou transferência de alunos.
A secretaria destaca que, em comparação com 2023, o número de vagas ofertadas em 2024 teve um aumento de 4%. Além disso, parte das vagas passou a ser da modalidade integral.
Ainda há algumas creches com vagas disponíveis, mas a escolha da unidade no momento da inscrição pode gerar uma concentração maior de demandas em algumas instituições. A SME afirma que está trabalhando para que todas as vagas sejam ocupadas.
Foto: Manoel Barbosa/SME/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.