Mais de 1.200 crianças ficam sem vaga em creches de Natal após sorteio

Mais de 1.200 crianças ficam sem vaga em creches de Natal após sorteio

Demanda supera oferta em 40%, e pais de alunos que não foram contemplados aguardam lista de espera

Mais de 1.200 crianças ficaram sem vaga em creches da rede pública de Natal após o sorteio realizado na quarta-feira (28.mar.2024). Ao todo, 4.957 crianças foram inscritas para as 3.749 vagas disponibilizadas pela Prefeitura de Natal.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o sorteio foi necessário devido à alta demanda, que superou a oferta em 40%. A secretaria explica que há mais estudantes interessados em estudar na rede municipal do que vagas disponíveis nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

O processo de sorteio, realizado com base nos números da Loteria Federal, foi implementado a partir de uma recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) para evitar favorecimentos e filas nas unidades de ensino.

Lista de espera e busca por soluções

As crianças que não foram contempladas no sorteio foram colocadas em lista de espera. A SME informa que os pais e responsáveis devem aguardar contato das unidades de ensino em caso de desistência ou transferência de alunos.

A secretaria destaca que, em comparação com 2023, o número de vagas ofertadas em 2024 teve um aumento de 4%. Além disso, parte das vagas passou a ser da modalidade integral.

Ainda há algumas creches com vagas disponíveis, mas a escolha da unidade no momento da inscrição pode gerar uma concentração maior de demandas em algumas instituições. A SME afirma que está trabalhando para que todas as vagas sejam ocupadas.

Foto: Manoel Barbosa/SME/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês