Previsão indica chuvas até a primeira quinzena de março no estado
O Rio Grande do Norte teve um fevereiro de 2024 com chuvas acima da média em todas as regiões do estado. Segundo dados da Emparn, a média de chuvas no mês foi de 135,8 mm, enquanto a média histórica para o período é de 91,7 mm, o que representa um aumento de 48,1%.
As regiões mais chuvosas do estado foram o Agreste Potiguar, com 63,3% acima da média, e o Leste Potiguar, com 61,4% acima da média. Na capital potiguar, choveu 157,2 mm, enquanto o esperado para o período era de 116 mm.
De acordo com a Emparn, as chuvas acima da média foram ocasionadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que provoca chuvas no Nordeste brasileiro nesta época do ano. O fenômeno El Niño, que geralmente contribui para a diminuição das chuvas na região, está em fase de enfraquecimento e não influenciou as chuvas de fevereiro no RN.
A previsão para o mês de março é de continuidade das chuvas nos primeiros quinze dias. A tendência é que as chuvas continuem a ocorrer até a primeira quinzena de março, devido às condições favoráveis do Oceano Atlântico Sul.
Chuvas por região:
- Agreste Potiguar: 109,5 mm (63,3% acima da média)
- Leste Potiguar: 121,8 mm (61,3% acima da média)
- Oeste Potiguar: 162,1 mm (46,6% acima da média)
- Central Potiguar: 119,1 mm (37,3% acima da média)
Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.