RN teve chuvas acima da média em fevereiro

RN tem chuvas acima da média em fevereiro

Previsão indica chuvas até a primeira quinzena de março no estado

O Rio Grande do Norte teve um fevereiro de 2024 com chuvas acima da média em todas as regiões do estado. Segundo dados da Emparn, a média de chuvas no mês foi de 135,8 mm, enquanto a média histórica para o período é de 91,7 mm, o que representa um aumento de 48,1%.

As regiões mais chuvosas do estado foram o Agreste Potiguar, com 63,3% acima da média, e o Leste Potiguar, com 61,4% acima da média. Na capital potiguar, choveu 157,2 mm, enquanto o esperado para o período era de 116 mm.

De acordo com a Emparn, as chuvas acima da média foram ocasionadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema meteorológico que provoca chuvas no Nordeste brasileiro nesta época do ano. O fenômeno El Niño, que geralmente contribui para a diminuição das chuvas na região, está em fase de enfraquecimento e não influenciou as chuvas de fevereiro no RN.

A previsão para o mês de março é de continuidade das chuvas nos primeiros quinze dias. A tendência é que as chuvas continuem a ocorrer até a primeira quinzena de março, devido às condições favoráveis do Oceano Atlântico Sul.

Chuvas por região:

  • Agreste Potiguar: 109,5 mm (63,3% acima da média)
  • Leste Potiguar: 121,8 mm (61,3% acima da média)
  • Oeste Potiguar: 162,1 mm (46,6% acima da média)
  • Central Potiguar: 119,1 mm (37,3% acima da média)

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês