Temperaturas podem subir até 10°C acima da média em algumas regiões
Uma nova onda de calor, a terceira do ano, atinge o país a partir desta segunda-feira (11.mar.2024) e deve durar até sexta-feira (15.ar). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem subir entre 5°C e 10°C acima da média em algumas regiões, intensificando o clima seco.
O centro-sul do Brasil será o mais impactado pela onda de calor. Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, parte de Goiás, grande parte de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem registrar os maiores aumentos de temperatura.
De acordo com meteorologistas, os termômetros podem chegar a 36°C nos estados do sul e até 38°C em Mato Grosso do Sul. É importante ressaltar que, durante a transição do verão para o outono, mudanças bruscas nos padrões meteorológicos são comuns.
Recomendações
Em períodos de calor intenso, é fundamental se manter hidratado, beber bastante água e evitar atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes do dia. A população também deve ficar atenta aos alertas do Inmet sobre a possibilidade de chuvas fortes e tempestades em algumas regiões.
Foto: Joel Rodrigues / Agência Brasília/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.