Capacitação visa atender demanda por profissionais no setor eólico em Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em parceria com duas empresas do setor de energias renováveis, lançou um processo seletivo para 56 vagas no curso gratuito de “Assistente Operacional de Energia Eólica”. As vagas estão distribuídas entre os municípios de Jandaíra, Guamaré e comunidades vizinhas.
A região foi selecionada para o programa devido à sua abrangência em projetos eólicos em diferentes fases, desde desenvolvimento até operação, como parte do Programa Keep it Local, segundo informações do Senai.
As inscrições, que são presenciais e sem custos, já estão abertas em todos os locais designados e podem ser realizadas até 4 de abril, dependendo da área. O curso será ministrado entre 15 de abril e 19 de junho pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do Senai do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional da instituição voltado ao setor eólico.
A parceria entre o Senai, a EDP Renováveis (EDPR) e a Vestas viabiliza essa iniciativa que oferece bolsas de estudos para impulsionar a formação profissional e ampliar as oportunidades de emprego, especialmente para os residentes em áreas de baixa densidade populacional.
Inscrições abertas e requisitos
Para se candidatar, é necessário ter 18 anos ou mais e ensino médio completo, além de outros requisitos detalhados no edital. O curso terá duração de 180 horas e será realizado de forma presencial em Jandaíra, com transmissão online ao vivo para Guamaré.
As inscrições já estão disponíveis em Guamaré, no Centro Tecnológico do município, desde quarta-feira (3.abr.2024). O processo seletivo compreende inscrição presencial, entrega de documentos para comprovação dos pré-requisitos, teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. O resultado final será divulgado em 5 de abril, e as aulas estão programadas para ocorrer de 15 de abril a 19 de junho, das 18h às 22h.
Foto: LauraVlzqz/Visualhunt/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.