Sangria do Gargalheiras garante água no Seridó por 4 anos

Sangria do Gargalheiras garante água no Seridó por 4 anos

Açude atinge 100% da capacidade após recarga histórica em apenas 42 dias

O açude Marechal Dutra, em Acari, conhecido como Gargalheiras, transbordou pela 30ª vez em seus 65 anos de história na noite de quarta-feira (3.abr.2024), após uma recarga histórica de apenas 42 dias. A sangria, que não acontecia há 13 anos, emocionou moradores do Seridó e turistas que se reuniram para presenciar o espetáculo da água jorrando pela “parede” do açude.

Com a capacidade máxima de 44,4 milhões de metros cúbicos atingida, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) garante o abastecimento de água para Acari e Currais Novos pelos próximos quatro anos, mesmo sem novas recargas.

Recarga histórica e sangria emocionam

Antes da sangria oficial, pequenos “falsos alarmes” causados por ondulações e embarcações no reservatório animaram as redes sociais. Em fevereiro, o risco de escassez de água era iminente, com Gargalheiras e Dourado juntos armazenando menos de 1 milhão de metros cúbicos. A situação levou o governo do Estado a adiantar a construção da Adutora Seridó para garantir o abastecimento da população.

Chuvas acima da média

As chuvas no primeiro trimestre de 2024 foram 45,2% acima da média no Rio Grande do Norte, com destaque para as regiões do Agreste e Central Potiguar. O Gargalheiras, que desde janeiro de 2023 é patrimônio cultural do estado, recebeu um volume significativo de água, proporcionando a sangria.

Previsão de chuvas dentro da normalidade

As análises indicam um enfraquecimento do El Niño, o que favoreceu a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e as chuvas no Nordeste. A previsão para o próximo trimestre é de chuvas dentro da normalidade, com acumulado mínimo de 370,2mm.

Foto: Fábio Mariz

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar