RN antecipa vacinação contra Febre Aftosa

RN antecipa vacinação contra Febre Aftosa

Campanha visa atingir mais de 90% do rebanho e marca passo decisivo para status sanitário

O Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do Rio Grande do Norte (IDIARN) anunciou a antecipação da vacinação contra a Febre Aftosa para todos os bovinos e bubalinos do estado, com início hoje (15.abr.2024). Esta ação representa a última etapa antes da liberação do Ministério de Agricultura e Pecuária, que poderá conferir ao RN o status de área livre da Febre Aftosa sem vacinação. A meta é imunizar mais de 90% do rebanho até o encerramento da campanha, no dia 30 de abril.

A Febre Aftosa, doença altamente contagiosa causada por um vírus, é uma ameaça tanto para animais quanto para seres humanos. O Rio Grande do Norte não registra casos da infecção há mais de duas décadas, sendo reconhecido como um estado “livre da Febre Aftosa com vacinação”. Em uma reunião recente com o Ministério de Agricultura e Pecuária, ficou acordado que a partir de 2025, a vacinação não será mais obrigatória no estado, desde que a campanha de 2024 alcance a meta estabelecida de vacinar mais de 90% dos animais.

“Este é um momento de grande importância para todos nós. Há anos almejamos a liberação da vacinação contra a Aftosa, e agora isso está mais próximo do que nunca. Estamos concentrando nossos esforços em uma ampla mobilização com produtores, revendas e profissionais da agropecuária em todo o estado para iniciar a imunização dos rebanhos ainda esta semana e alcançar nossa meta até o final do mês”, afirma Renato Dias, Diretor de Defesa e Inspeção Sanitária Animal do IDIARN.

O status de “Livre da Febre Aftosa sem Vacinação” coloca o Rio Grande do Norte em um patamar de destaque na produção de bovinos e bubalinos, abrindo portas para a exportação e o crescimento econômico do estado, o que se traduz em mais emprego e renda para a população.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar