Entenda os motivos e impactos para os consumidores do Rio Grande do Norte
A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu o aval para um reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) que entrará em vigor na próxima segunda-feira (22.abr.2024). Isso significa que os consumidores residenciais, que correspondem a cerca de 1,58 milhão de unidades atendidas pela distribuidora, enfrentarão um aumento de 8,14% em suas contas de energia.
O aumento, que varia de acordo com a categoria do consumidor, visa cobrir custos com compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais.
Impacto nas contas de luz
- Consumidores residenciais (B1): +8,14%
- Baixa tensão em média: +8,08%
- Alta tensão em média: +7,84%
A Aneel explicou que diversos fatores contribuíram para determinar o índice de reajuste, incluindo os gastos com encargos setoriais, custos de transmissão de energia e componentes financeiros. Segundo a agência, a revisão tarifária periódica (RTP) e o reajuste tarifário anual (RTA) são procedimentos padrão previstos nos contratos de concessão.
No caso do reajuste anual, o cálculo leva em consideração o índice de inflação estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA), além de outros índices setoriais.
A Aneel enfatizou que tanto na revisão tarifária periódica quanto no reajuste tarifário anual, os custos relacionados à compra e transmissão de energia, bem como os encargos setoriais para financiar políticas públicas, são repassados aos consumidores, conforme estabelecido em leis e decretos.
Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.