Conta de energia terá reajuste de 8,14% a partir da próxima segunda-feira (22)

Conta de energia terá reajuste de 8 14% a partir da próxima segunda-feira (22)

Entenda os motivos e impactos para os consumidores do Rio Grande do Norte

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) deu o aval para um reajuste tarifário da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern) que entrará em vigor na próxima segunda-feira (22.abr.2024). Isso significa que os consumidores residenciais, que correspondem a cerca de 1,58 milhão de unidades atendidas pela distribuidora, enfrentarão um aumento de 8,14% em suas contas de energia.

O aumento, que varia de acordo com a categoria do consumidor, visa cobrir custos com compra e transmissão de energia, além de encargos setoriais.

Impacto nas contas de luz

  • Consumidores residenciais (B1): +8,14%
  • Baixa tensão em média: +8,08%
  • Alta tensão em média: +7,84%

A Aneel explicou que diversos fatores contribuíram para determinar o índice de reajuste, incluindo os gastos com encargos setoriais, custos de transmissão de energia e componentes financeiros. Segundo a agência, a revisão tarifária periódica (RTP) e o reajuste tarifário anual (RTA) são procedimentos padrão previstos nos contratos de concessão.

No caso do reajuste anual, o cálculo leva em consideração o índice de inflação estabelecido no contrato (IGP-M ou IPCA), além de outros índices setoriais.

A Aneel enfatizou que tanto na revisão tarifária periódica quanto no reajuste tarifário anual, os custos relacionados à compra e transmissão de energia, bem como os encargos setoriais para financiar políticas públicas, são repassados aos consumidores, conforme estabelecido em leis e decretos.

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo