Programa “Asas para Todos” visa democratizar o acesso à formação de pilotos no Brasil
A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), em parceria com a Associação Nacional de Aviação Civil (Anac), está oferecendo um curso de extensão gratuito para a formação de pilotos de avião civil. As inscrições estão abertas entre 30 de abril e 31 de maio e podem ser feitas no portal da Fundação Guimarães Duque.
O curso, com duração total de 720 horas, é totalmente presencial e será ministrado nas dependências da Ufersa. As aulas teóricas e práticas visam preparar os alunos para a obtenção da Licença de Piloto Privado (PPL), habilitando-os a pilotar aeronaves monomotoras em voos visuais diurnos.
Para participar do curso, os candidatos devem ter no mínimo 18 anos, ensino superior completo ou em fase de conclusão, cadastro no CadÚnico atualizado e não possuir nenhuma licença de piloto de avião. A seleção dos alunos será realizada em duas etapas:
- 1ª Etapa: Exame teórico de Piloto Privado de Avião. Serão selecionados 200 candidatos, sendo 50% do sexo masculino e 50% do sexo feminino, com base na nota do exame.
- 2ª Etapa: Avaliação documental e entrevista. Dos 200 candidatos pré-selecionados, serão classificados 20, sendo 10 homens e 10 mulheres. Outros 80 candidatos formarão um cadastro de reserva.
Democratizando o acesso à aviação civil
O objetivo do curso é fortalecer o ensino aeronáutico no Brasil e democratizar o acesso à formação de pilotos civis, com foco na inclusão de mulheres e minorias. “Das 20 vagas oferecidas, 50% são destinadas para mulheres”, destaca o coordenador do curso, professor Rômulo Pierre Batista dos Reis, do Centro de Engenharias da Ufersa.
Inscrições e mais informações
As inscrições para o curso de piloto de avião civil da Ufersa e Anac podem ser feitas no portal da Fundação Guimarães Duque: https://assecom.ufersa.edu.br/2023/10/19/ufersa-vai-oferecer-formacao-de-piloto-comercial/. O edital com todas as informações sobre o curso, incluindo requisitos, seleção, cronograma e conteúdo programático, também está disponível no site.
Foto: Flavio Luiz Koch/Pexels
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.