RN abre 1.415 novas vagas de emprego em março

RN abre 1.415 novas vagas de emprego em março

Crescimento econômico impulsiona mercado de trabalho potiguar, com destaque para o setor de serviços

Na véspera do Dia do Trabalho, o governo do Rio Grande do Norte anunciou que, em março, foram abertas 1.415 novas vagas de emprego formal no estado, impulsionando o mercado de trabalho local. Essas vagas, com carteira assinada, contribuíram para um saldo positivo nos últimos três meses, somando 2.839 postos, e nos últimos doze meses, atingindo 25.290 novas oportunidades.

Os dados foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), nesta terça-feira (30.abr.2024).

O saldo é o maior registrado na série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020. Comparado ao mesmo período de anos anteriores, marca uma recuperação significativa: em março de 2021, foram abertas 1.212 vagas; já em março de 2022, houve um saldo negativo de (-1.427), com mais demissões do que contratações; e no mesmo período do ano passado, também foi registrado um saldo negativo (-82).

De acordo com os dados do Caged, o Rio Grande do Norte possui um estoque de 504.760 empregos formais, com um salário médio de admissão em março de R$ 1.695,30. O setor de Serviços foi o grande destaque, abrindo 2.535 novas vagas, seguido pelo Comércio, com 954, e pela Construção Civil, com 628. No acumulado do ano, o setor de serviços lidera, com 4.784 novos postos de trabalho, seguido pela Construção, com 1.256 vagas, superando o Comércio, que registrou um saldo positivo de 1.181 vagas no trimestre.

Os municípios que mais se destacaram na geração de empregos foram Natal, Mossoró, Parnamirim, Assu e Currais Novos, enquanto Baía Formosa e Arês apresentaram saldos negativos, principalmente devido às dispensas na Agricultura.

Os indicadores positivos de emprego se somam a outros aspectos que evidenciam a melhoria da qualidade de vida no Rio Grande do Norte, como o aumento da segurança alimentar. Segundo o IBGE, a proporção de domicílios potiguares com acesso regular e permanente a alimentos de qualidade subiu para 66,6% em 2023, enquanto a situação de insegurança alimentar grave caiu para 4,9%.

O Caged, criado em 1965, é um importante instrumento de acompanhamento e fiscalização do mercado de trabalho regido pela CLT. Ao longo dos anos, passou por diversas mudanças metodológicas, incluindo a contabilização de contratos temporários e intermitentes, para fornecer dados mais precisos sobre a dinâmica do emprego no país.

Foto: Acervo Assecom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo