Exame Nacional Unificado atrai multidões em busca de vagas na administração pública federal
O próximo domingo (5.abr.2024) marca o início do aguardado Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), apelidado de “Enem dos Concursos”. No Rio Grande do Norte, mais de 52 mil candidatos estão inscritos para disputar uma das 6.640 vagas disponíveis em 21 órgãos da administração pública federal.
As provas serão realizadas em dois turnos, manhã e tarde, em 93 locais de prova distribuídos pelas cidades de Natal, Parnamirim, Mossoró e Caicó. Ao todo, 1.503 salas foram disponibilizadas para receber os candidatos.
Vagas e seleção
O CPNU registrou um total de 2,65 milhões de inscritos em todo o país, o que significa que a concorrência pelas vagas é alta. No Rio Grande do Norte, os cargos mais concorridos são Técnico em Indigenismo (FUNAI) – Nível Médio, com 323.250 inscritos, e Agente Penitenciário Federal (MJSP) – Nível Superior, com 285.616 inscritos.
O exame será composto por questões objetivas e dissertativas, além da redação. Os resultados preliminares das provas objetivas e da redação serão divulgados em 3 de junho, enquanto os resultados finais estão previstos para 30 de julho. A partir de 5 de agosto, os candidatos aprovados serão convocados para a posse e os cursos de formação.
Orientações importantes
Os candidatos devem consultar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Área do Candidato (cpnu.cesgranrio.org.br), para verificar o local de prova. O acesso à área requer login com os dados da conta gov.br.
A apresentação de um documento de identidade com foto é obrigatória, sendo proibidas cópias. Para facilitar a logística, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou o uso de documentos digitais como e-Título, CNH Digital e RG Digital.
Foto: Nguyen Dang Hoang Nhu/Unsplash/Ilustração
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.