Indústria potiguar cresce mais de 70% no 1º bimestre

Indústria potiguar cresce mais de 70% no 1º bimestre

Retomada da exploração de petróleo e biocombustíveis impulsiona o setor e beneficia cadeia de fornecedores

A indústria do Rio Grande do Norte registrou um crescimento excepcional de 71,5% no primeiro bimestre de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse desempenho coloca o estado no topo do ranking nacional, superando em muito a média de crescimento da indústria brasileira, que ficou em 4,3% no período.

O verdadeiro boom da indústria potiguar foi puxado, preponderantemente, pelo setor de petróleo, que registrou um aumento de 173,3% na produção de derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel e gasolina automotiva). Esse crescimento se deve à retomada da exploração de campos de petróleo maduros em território potiguar por empresas privadas, além da infraestrutura robusta de processamento, refinaria, terminal aquaviário, logística e armazenamento já existente no estado.

A reativação da atividade petrolífera teve um impacto positivo em toda a cadeia de fornecedores do setor, onde boa parte das empresas tem relações com o Banco do Nordeste (BNB). “Nós financiamos diversas empresas contratadas pelas petrolíferas e estamos acompanhando de perto o desenvolvimento do setor e da indústria como um todo”, afirma Jeová Lins de Sá, superintendente do BNB no Rio Grande do Norte.

“Em 2023, contratamos R$ 152,8 milhões e esperamos superar esse valor este ano. Acreditamos que o bom desempenho industrial do RN é fundamental para o desenvolvimento local e regional”, completa.

Foto: Programa de Aceleração do Crescimento/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar