Polícia Civil prende homem por tráfico de filhotes de papagaios em Natal

Polícia Civil prende homem por tráfico de filhotes de papagaios em Natal

Prisão ocorreu após investigações da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) em Natal

Policiais civis da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente e Assistência ao Turista (DEMAATUR) prenderam um homem de 32 anos nesta segunda-feira (6.mai.2024), em Natal, por estar vendendo ilegalmente dois filhotes de papagaios através das redes sociais. A prisão ocorreu no bairro Cidade da Esperança, Zona Oeste da cidade.

A captura do suspeito foi resultado de investigações minuciosas da equipe da DEMAATUR, que conseguiu rastrear o indivíduo e localizar o ponto de venda dos animais. O comércio ilegal de papagaios é uma prática preocupante devido à capacidade dessas aves em imitar as pessoas, tornando-as alvo frequente do tráfico de animais. O foco principal dos traficantes são os ovos e os filhotes, o que contribui significativamente para a redução das populações dessas espécies, podendo colocar em risco sua existência no território.

A ação criminosa não apenas afeta diretamente a biodiversidade, mas também resulta na morte de muitas aves durante o processo de captura e transporte. Essa combinação de fatores tem como consequência o envelhecimento das populações de papagaios, o que pode comprometer sua capacidade de reprodução e, eventualmente, levar à extinção da espécie. Além disso, há o risco de proliferação de doenças das aves para humanos, conhecidas como zoonoses.

Diante disso, a Polícia Civil faz um apelo à população para que continue fornecendo informações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, contribuindo assim para o combate a crimes ambientais e a proteção da fauna silvestre.

Foto: Divulgação/Polícia Civil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal