DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela empresa. A previsão é de que o serviço seja finalizado em 5 meses

A DTA Engenharia está pronta para transformar mais uma praia do litoral brasileiro. A empresa integra o consórcio DTA-AJM, que será responsável pela execução das obras de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, uma das mais conhecidas e frequentadas pelos visitantes de Natal. A expectativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia. O alargamento será feito ao longo de quatro quilômetros com a utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia retirados de um banco de areia no mar. O prazo estimado para esta intervenção é de cinco meses, depois da emissão da ordem de serviço.

O serviço também inclui a complementação do calçadão da orla, interligando-o ao calçadão da via costeira. O investimento total é de aproximadamente R$73 milhões. As ações da DTA envolvem ainda a execução do projeto executivo das duas fases, a ser apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A mobilização das estruturas auxiliares (tubulação e canteiro de obras) deve acontecer já nos próximos dias.

A obra do calçadão deverá ter duração de quatro meses. O objetivo é viabilizar a acessibilidade em toda a extensão da orla de Ponta Negra. Para isso, a DTA propõe o emprego de blocos intertravados de concreto, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Soares Medeiros e o Hotel Aram Natal Mar, com interligação à Rua Coronel Inácio Vale, nas proximidades do Posto de Fiscalização do CPRE – Via Costeira.

Nesse contexto, está prevista a implementação de um pátio de estacionamento para ônibus. “Considerando o desnível entre a cota na qual o calçadão será implantado e a linha costeira, será necessária a realização de uma contenção marítima por meio da aplicação de blocos pré moldados de concreto, seguindo o mesmo padrão utilizado em trechos já existentes ao longo da mesma orla”, apontou o engenheiro Gabriel Dias, gerente comercial da DTA.

Adicionalmente, ao longo do calçadão, explicou Dias, serão construídas contenções em alvenaria de pedra e/ou estacas escavadas para adequação ao terreno. O projeto abrange também a incorporação de serviços de iluminação pública e paisagismo, complementando as melhorias planejadas para a área.

“Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela DTA, que comprova a sua liderança e desempenho, gerando emprego, distribuindo renda e fortalecendo a economia regional nas cidades brasileiras onde atua. Um país forte precisa ter empresas dedicadas, independentes e compromissadas com o seu país para que as suas divisas gerem desenvolvimento ao Brasil”, destacou o presidente da DTA, o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

Histórico

A DTA é hoje responsável por ter executado mais de 4 milhões de metros cúbicos de aterro hidráulico, apenas em obras de recuperação de praias. Esse tipo de serviço é capaz de garantir o desenvolvimento regional, sobretudo com o incremento do turismo, a valorização imobiliária e a proteção das estruturas costeiras.

Entre as praias que contaram com a expertise da DTA estão a Praia de Jurerê, Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, em Santa Catarina, além da Curva da Jurema e Camburi, no Espírito Santo. Recentemente, a empresa venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma, um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural da região.

Sobre a DTA

A DTA é o único grupo 100% brasileiro a atuar no segmento de dragagem portuária pesada no Brasil, liderado mundialmente por empresas européias. A empresa se destaca por ter desenvolvido um modelo de negócio inovador, que lhe permite performar e ser líder do setor, com preços e prazos reduzidos, e qualidade técnica inquestionável. Ela é responsável pelo desenvolvimento de projetos complexos nas mais diversas áreas onde atua,sempre em busca da melhor solução de implantação sob aspectos técnicos, econômicos e ambientais.

Foto: Rosanetur/VisualHunt.com

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo