Encontro em 2023 com ‘Alicate’ gerou polêmica entre sindicato e governo
O secretário estadual de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte, Helton Edi Xavier, confirmou ter se reunido com José Kemps Pereira de Araújo, conhecido como ‘Alicate’, apontado como líder de uma facção criminosa no estado. A revelação gerou polêmica entre o sindicato dos policiais penais e o governo.
Em janeiro de 2023, após a recaptura de Alicate, Helton Edi Xavier se reuniu com o preso na sede da Polícia Federal. O objetivo, segundo o secretário, era avisá-lo sobre as regras do sistema prisional potiguar e evitar que ele causasse problemas.
Após a conversa, Alicate foi transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, onde ficou até março. Em seguida, devido aos ataques criminosos no RN, ele foi transferido para um presídio federal.
Helton Edi Xavier justificou a reunião com Alicate devido ao receio de servidores com a volta do preso ao sistema prisional. Ele afirmou que o encontro foi necessário para garantir a segurança e o controle dentro das penitenciárias.
A presidente do Sindicato dos Policiais Penais, Vilma Batista, criticou a reunião e questionou os motivos e o conteúdo do encontro. Ela alegou que o secretário agiu com negligência e que o sindicato merece explicações.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.