IBGE aponta que vendas do varejo no RN crescem pelo quinto mês consecutivo

IBGE aponta que vendas do varejo no RN crescem pelo quinto mês consecutivo

Desempenho positivo do comércio varejista do Rio Grande do Norte se mantém, impulsionado por diversos fatores econômicos

Em março deste ano, o comércio varejista do Rio Grande do Norte viu um crescimento de 2,1% em termos reais, em comparação com o mês anterior, marcando o quinto mês consecutivo de resultados positivos. Os dados, provenientes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada na quarta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam a tendência ascendente do setor.

No terceiro mês do ano, o desempenho do estado potiguar ultrapassou a média nacional, que permaneceu estável em relação a fevereiro. Além disso, o Rio Grande do Norte conquistou a terceira posição entre os estados nordestinos, ficando atrás apenas de Sergipe – com crescimento de 3,7% – e Bahia, que registrou alta de 3,1%.

Ao compararmos com março do ano anterior, as vendas do comércio varejista potiguar apresentaram um crescimento ainda mais expressivo, atingindo 5,9% em termos reais.

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN, atribui o bom desempenho do estado a uma série de fatores. “Entre os pontos que contribuíram, está a queda da taxa de juros, da inflação e do desemprego. Também registramos o aumento real do salário mínimo e dos benefícios sociais”, explica.

No acumulado do primeiro trimestre de 2024, o comércio varejista potiguar registrou um aumento de 6,0% nas vendas, em termos reais, em comparação com o mesmo período de 2023. É relevante destacar que este desempenho superou a média nacional (+5,9%) e que, no início do ano passado, o crescimento havia sido bem mais modesto, atingindo apenas 1,4%.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal