Dia do Hambúrguer: iFood registra crescimento de 19% em hamburguerias PME no app

Dia do Hambúrguer: iFood registra crescimento de 19% em hamburguerias PME no app

Hambúrguer é o item mais consumido por meio do aplicativo, com 81 milhões de pedidos feitos em 2023

O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, não é apenas uma data para celebrar um dos itens mais consumidos ao redor do mundo, mas também chama atenção para o impacto econômico e social que sua produção tem promovido no Brasil, com um foco particular no setor de delivery. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, aumentou em 19% as pequenas e médias (PME) hamburguerias no app. Se considerar a entrada de novos estabelecimentos com foco nessa culinária, foram 3 mil novas lojas, sendo que 76% delas são PMEs.

Esse crescimento reflete a quantidade de pedidos de hambúrguer, que é o item mais vendido no aplicativo. Foram 81 milhões de pedidos em 2023, uma média de 154 por minuto. O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite. “O Dia do Hambúrguer se destaca não apenas como uma celebração de uma preferência gastronômica, mas também como um momento para refletir sobre o impacto econômico e social no setor de alimentação. Em 2023, vimos o aumento de novas hamburguerias no app, muitas delas pequenas e médias empresas, que encontraram nas plataformas digitais uma ponte para o crescimento”, explica Beatriz Pentagna, líder da área de Restaurante.
     ​
Os dados divulgados mostram que o iFood tem se tornado cada vez mais uma ferramenta eficaz nesse processo, permitindo que pequenos e médios estabelecimentos prosperem em um mercado competitivo, assim como a Hamburgueria Cowtelo, no Recife.

O horario de maior consumo tem sido aos fins de semana a noite
O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite

“Comecei meu negócio no ano 2020, em período pandêmico, já visando o mercado de delivery, entendendo o potencial dele. O iFood foi primordial. Eu digo que, se não fosse o iFood, eu não estaria nem próximo do que eu alcancei hoje. Além da vitrine, o iFood é uma plataforma extremamente organizada para o lojista e para o cliente. A comodidade que o cliente tem no momento de fazer o pedido, a quantidade mínima de toques na tela, faz com que a gente consiga vender cada vez mais”, conta Gabriel Alves, proprietário da Cowtelo. A hamburgueria, que funciona exclusivamente na modalidade de delivery, começou com uma unidade no bairro do Cordeiro, Zona Norte do Recife, e em janeiro de 2024, inaugurou a segunda unidade, em Boa Viagem, Zona Sul.

Outro negócio bem sucedido no Nordeste é a Brabo Burger, em Fortaleza. “A Brabo Burger nasceu de um projeto no ano de 2020, quando começou a ser desenvolvida com algumas receitas entre amigos. A aceitação foi muito boa e logo outros amigos já estavam pedindo para que essas rodadas de ‘hamburgadas’ fossem realizadas na casa de outros. Com isso, a intenção de formar um negócio logo surgiu. Em 2021, tiramos do papel e iniciamos as operações pensando em vender no formato delivery e ali já ligamos o iFood. No ano de 2022, ganhamos o primeiro prêmio Burger No Ponto 2022 (CE) do iFood. Essa projeção se deu muito pela vitrine que o iFood é, e a forma de impulsionar a marca parceira na plataforma. Somou nossa qualidade de produto com a vitrine que precisávamos para alavancar. O iFood é um parceiro que entende o empreendedor e ajuda fortemente a crescer”, conta Renan, que toca o negócio, já com duas lojas, ao lado da esposa Liara Montesuma.

As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app. Mais de 70% da base de restaurantes cadastrados no iFood é composta por essa segmentação. “O iFood entende o seu papel no suporte à existência e desenvolvimento desses negócios. É dessa forma que também ajudamos a impulsionar a economia local e fortalecemos as comunidades, demonstrando o potencial da tecnologia para gerar benefícios financeiros e sociais”, afirma Pentagna.

As pequenas e medias empresas ja sao destaques em todas as categorias do app
As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app

Sobre o iFood

O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.

Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.

Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal