Hambúrguer é o item mais consumido por meio do aplicativo, com 81 milhões de pedidos feitos em 2023
O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, não é apenas uma data para celebrar um dos itens mais consumidos ao redor do mundo, mas também chama atenção para o impacto econômico e social que sua produção tem promovido no Brasil, com um foco particular no setor de delivery. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, aumentou em 19% as pequenas e médias (PME) hamburguerias no app. Se considerar a entrada de novos estabelecimentos com foco nessa culinária, foram 3 mil novas lojas, sendo que 76% delas são PMEs.
Esse crescimento reflete a quantidade de pedidos de hambúrguer, que é o item mais vendido no aplicativo. Foram 81 milhões de pedidos em 2023, uma média de 154 por minuto. O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite. “O Dia do Hambúrguer se destaca não apenas como uma celebração de uma preferência gastronômica, mas também como um momento para refletir sobre o impacto econômico e social no setor de alimentação. Em 2023, vimos o aumento de novas hamburguerias no app, muitas delas pequenas e médias empresas, que encontraram nas plataformas digitais uma ponte para o crescimento”, explica Beatriz Pentagna, líder da área de Restaurante.
Os dados divulgados mostram que o iFood tem se tornado cada vez mais uma ferramenta eficaz nesse processo, permitindo que pequenos e médios estabelecimentos prosperem em um mercado competitivo, assim como a Hamburgueria Cowtelo, no Recife.
“Comecei meu negócio no ano 2020, em período pandêmico, já visando o mercado de delivery, entendendo o potencial dele. O iFood foi primordial. Eu digo que, se não fosse o iFood, eu não estaria nem próximo do que eu alcancei hoje. Além da vitrine, o iFood é uma plataforma extremamente organizada para o lojista e para o cliente. A comodidade que o cliente tem no momento de fazer o pedido, a quantidade mínima de toques na tela, faz com que a gente consiga vender cada vez mais”, conta Gabriel Alves, proprietário da Cowtelo. A hamburgueria, que funciona exclusivamente na modalidade de delivery, começou com uma unidade no bairro do Cordeiro, Zona Norte do Recife, e em janeiro de 2024, inaugurou a segunda unidade, em Boa Viagem, Zona Sul.
Outro negócio bem sucedido no Nordeste é a Brabo Burger, em Fortaleza. “A Brabo Burger nasceu de um projeto no ano de 2020, quando começou a ser desenvolvida com algumas receitas entre amigos. A aceitação foi muito boa e logo outros amigos já estavam pedindo para que essas rodadas de ‘hamburgadas’ fossem realizadas na casa de outros. Com isso, a intenção de formar um negócio logo surgiu. Em 2021, tiramos do papel e iniciamos as operações pensando em vender no formato delivery e ali já ligamos o iFood. No ano de 2022, ganhamos o primeiro prêmio Burger No Ponto 2022 (CE) do iFood. Essa projeção se deu muito pela vitrine que o iFood é, e a forma de impulsionar a marca parceira na plataforma. Somou nossa qualidade de produto com a vitrine que precisávamos para alavancar. O iFood é um parceiro que entende o empreendedor e ajuda fortemente a crescer”, conta Renan, que toca o negócio, já com duas lojas, ao lado da esposa Liara Montesuma.
As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app. Mais de 70% da base de restaurantes cadastrados no iFood é composta por essa segmentação. “O iFood entende o seu papel no suporte à existência e desenvolvimento desses negócios. É dessa forma que também ajudamos a impulsionar a economia local e fortalecemos as comunidades, demonstrando o potencial da tecnologia para gerar benefícios financeiros e sociais”, afirma Pentagna.
Sobre o iFood
O iFood é uma empresa brasileira de tecnologia referência em delivery online na América Latina, que aproxima clientes, restaurantes, supermercados e entregadores de forma simples e prática. O iFood tem o propósito de alimentar o futuro do Brasil e do mundo, transformando a sociedade por meio da educação e da tecnologia, da segurança alimentar, da inclusão e com um impacto socioambiental positivo.
Por meio de tecnologia e inteligência artificial com padrão global, o iFood movimenta 96 milhões de pedidos por mês, por meio de um ecossistema formado por 300 mil entregadores conectados, 350 mil estabelecimentos parceiros, entre restaurantes, mercados e farmácias, e presente em cerca de 1.700 cidades brasileiras. O iFood vai além do delivery de comida e cresce também em negócios como de mercados, farmácia, pet, fintech e de benefícios, unindo tecnologia e conveniência na entrega de soluções aos parceiros.
Para saber mais sobre o iFood, visite: www.institucional.ifood.com.br
Foto: Divulgação
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