Escola resgata filosofia africana para ensinar sobre coletividade

Escola resgata filosofia africana para ensinar sobre coletividade

Com o tema “Eu sou porque tu és”, o Vernissage da Casa Escola foi inspirado na filosofia Ubuntu; evento acontece nesta quarta-feira (29)

A ideia de que o ser humano é um ser de coletividade, e que a cooperação e a solidariedade são fundamentais para o bem-estar coletivo. Esta é a mensagem que uma escola de Natal quer transmitir a partir das artes visuais e do teatro. O Vernissage da Casa Escola será realizado nesta quarta-feira (29) e vai apresentar obras artísticas inspiradas em um conceito que atravessou o oceano.

Originária de comunidades africanas e difundida em diversas culturas ao redor do mundo, a filosofia Ubuntu encontrou eco na escola e orientou o processo criativo desde a concepção das obras. São desenhos, pinturas, colagens, esculturas e peça teatral com o objetivo de exaltar a interconexão entre os seres humanos e como os indivíduos são moldados por suas relações.

Para a diretora Priscila Griner, o Vernissage está em sintonia com os princípios da Casa Escola. “O ser humano é um ser de coletividade, e cada vez mais temos visto a importância da cooperação, participação, compartilhamento e solidariedade. Acreditamos que esses valores farão com que as pessoas vivam melhor e, consequentemente, tornem o mundo um lugar melhor para todos”, destaca.

A preparação para o evento é um processo que envolve o Núcleo de Linguagens da escola, englobando disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Teatro e Artes Visuais. Após leituras compartilhadas e discussões sobre o tema, os alunos foram desafiados em uma gincana que testou os seus conhecimentos e estimulou a construção de valores como a união e o senso de pertencimento.

Além disso, para consolidar o tema, o 9º ano preparou uma releitura de um conto Ubuntu. “Esta montagem vai trazer uma reflexão profunda sobre a nossa interdependência. Através dela, queremos destacar a importância de estarmos atentos às necessidades e questões dos outros, porque a forma como a sociedade se organiza também interfere na forma como nós somos”, enfatiza o professor de Teatro, Denis Nascimento.

O Vernissage 2024 da Casa Escola acontece nesta quarta-feira (29), das 17h30h às 20h. Durante o evento, os visitantes serão convidados a imergir no imaginário artístico dos alunos, interagir com as obras e refletir sobre o tema “Eu sou porque tu és”, que remete à filosofia Ubuntu, que trata da importância da coletividade e do relacionamento das pessoas, umas com as outras.

“A arte vai além de uma mera produção ou obra a ser contemplada. Ela nos sensibiliza, expande nossa compreensão e flexibilidade na hora de pensar, capacitando-nos a enxergar o mundo com maior profundidade e empatia, impulsionando-nos a buscar soluções colaborativas e até mesmo inovadoras para os desafios cotidianos”, completa a diretora.

Serviço:
Venissage da Casa Escola – “Eu sou porque tu és”
Quando? Quarta-feira (29)
Horário? 17h30 às 20h
Onde? Casa Escola (Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo