Escola resgata filosofia africana para ensinar sobre coletividade

Escola resgata filosofia africana para ensinar sobre coletividade

Com o tema “Eu sou porque tu és”, o Vernissage da Casa Escola foi inspirado na filosofia Ubuntu; evento acontece nesta quarta-feira (29)

A ideia de que o ser humano é um ser de coletividade, e que a cooperação e a solidariedade são fundamentais para o bem-estar coletivo. Esta é a mensagem que uma escola de Natal quer transmitir a partir das artes visuais e do teatro. O Vernissage da Casa Escola será realizado nesta quarta-feira (29) e vai apresentar obras artísticas inspiradas em um conceito que atravessou o oceano.

Originária de comunidades africanas e difundida em diversas culturas ao redor do mundo, a filosofia Ubuntu encontrou eco na escola e orientou o processo criativo desde a concepção das obras. São desenhos, pinturas, colagens, esculturas e peça teatral com o objetivo de exaltar a interconexão entre os seres humanos e como os indivíduos são moldados por suas relações.

Para a diretora Priscila Griner, o Vernissage está em sintonia com os princípios da Casa Escola. “O ser humano é um ser de coletividade, e cada vez mais temos visto a importância da cooperação, participação, compartilhamento e solidariedade. Acreditamos que esses valores farão com que as pessoas vivam melhor e, consequentemente, tornem o mundo um lugar melhor para todos”, destaca.

A preparação para o evento é um processo que envolve o Núcleo de Linguagens da escola, englobando disciplinas como Língua Portuguesa, Literatura, Teatro e Artes Visuais. Após leituras compartilhadas e discussões sobre o tema, os alunos foram desafiados em uma gincana que testou os seus conhecimentos e estimulou a construção de valores como a união e o senso de pertencimento.

Além disso, para consolidar o tema, o 9º ano preparou uma releitura de um conto Ubuntu. “Esta montagem vai trazer uma reflexão profunda sobre a nossa interdependência. Através dela, queremos destacar a importância de estarmos atentos às necessidades e questões dos outros, porque a forma como a sociedade se organiza também interfere na forma como nós somos”, enfatiza o professor de Teatro, Denis Nascimento.

O Vernissage 2024 da Casa Escola acontece nesta quarta-feira (29), das 17h30h às 20h. Durante o evento, os visitantes serão convidados a imergir no imaginário artístico dos alunos, interagir com as obras e refletir sobre o tema “Eu sou porque tu és”, que remete à filosofia Ubuntu, que trata da importância da coletividade e do relacionamento das pessoas, umas com as outras.

“A arte vai além de uma mera produção ou obra a ser contemplada. Ela nos sensibiliza, expande nossa compreensão e flexibilidade na hora de pensar, capacitando-nos a enxergar o mundo com maior profundidade e empatia, impulsionando-nos a buscar soluções colaborativas e até mesmo inovadoras para os desafios cotidianos”, completa a diretora.

Serviço:
Venissage da Casa Escola – “Eu sou porque tu és”
Quando? Quarta-feira (29)
Horário? 17h30 às 20h
Onde? Casa Escola (Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária)

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo