Donald Trump é condenado em processo criminal histórico em Nova York

Donald Trump é condenado em processo criminal histórico em Nova York

Ex-presidente dos EUA enfrenta 34 acusações de falsificação de registros comerciais

Donald Trump se tornou o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a ser condenado em um processo criminal, um marco histórico no sistema judicial americano. O veredito, lido na quinta-feira (30.mai.2024) no Tribunal de Nova York, incluiu 34 acusações de falsificação de registros comerciais, todas resultando em condenação por um júri em Manhattan.

Além do processo criminal, Trump enfrenta várias ações civis por conduta sexual imprópria, difamação e fraude empresarial. A condenação criminal está relacionada ao pagamento de US$ 130 mil à atriz de filmes adultos Stormy Daniels para silenciar sobre um suposto caso ocorrido em 2006.

Os pagamentos foram inicialmente feitos por Michael Cohen, ex-advogado de Trump, e posteriormente reembolsados pelo ex-presidente através de sua empresa, a Trump Organization, registrados falsamente como “despesas legais”.

A promotoria argumenta que o pagamento para garantir o silêncio de Daniels interferiu na integridade das eleições presidenciais de 2016, nas quais Trump foi eleito. As acusações incluem 11 faturas, 11 cheques e 12 comprovantes.

A sentença de Trump será anunciada em uma audiência marcada para o dia 11 de julho, às 10h, pelo juiz Juan Merchan, poucos dias antes do início oficial da campanha do Partido Republicano para a presidência dos EUA. Apesar da condenação, Trump ainda pode concorrer à presidência, conforme a legislação americana, que estabelece três requisitos: ser residente nos EUA há pelo menos 14 anos, ter pelo menos 35 anos, e ser um cidadão nato dos Estados Unidos.

Foto: Isac Nóbrega/PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo