Assembleia Legislativa do RN retoma votação de projetos após um mês

Assembleia Legislativa do RN retoma votação de projetos após um mês

Bancada governista garante manutenção de 69 vetos da governadora Fátima Bezerra e destrava pauta

Após quase um mês de paralisação, o plenário da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte retomou a votação de projetos nesta terça-feira (4.jun.2024). Graças a uma estratégia da bancada governista, os parlamentares conseguiram manter 69 vetos da governadora Fátima Bezerra (PT), permitindo o destravamento da pauta.

Desde o dia 7 de maio, quando ocorreu a última sessão com votações, a pauta estava travada devido à obstrução promovida pela oposição, que exigia um calendário satisfatório para o pagamento de emendas. Na sessão desta terça-feira, a oposição tentou novamente inviabilizar a votação ao não registrar presença, mas a bancada governista conseguiu cooptar membros da oposição, como Nelter Queiroz (PSDB), e assegurar o quórum necessário de 14 deputados.

A sessão extraordinária que analisou os vetos começou cerca de 20 minutos após a sessão ordinária. Com a presença dos deputados, foi fechado um acordo para votar os vetos em bloco, resultando na manutenção unânime dos 69 vetos da governadora. Um veto adicional foi analisado e derrubado por acordo, totalizando 70 vetos avaliados.

Estavam presentes na sessão os deputados Divaneide Basílio (PT), Dr. Bernardo (PSDB), Dr. Kerginaldo (PSDB), Eudiane Macedo (PV), Ezequiel Ferreira (PSDB), Francisco do PT, George Soares (PV), Hermano Morais (PV), Isolda Dantas (PT), Ivanilson Oliveira (União Brasil), Kleber Rodrigues (PSDB), Neilton Diógenes (PP), Nelter Queiroz (PSDB) e Ubaldo Fernandes (PSDB).

Oposição protesta

Após a conclusão da votação, três deputados de oposição apareceram no plenário para protestar, afirmando que não participaram do acordo: Coronel Azevedo (PL), Luiz Eduardo (Solidariedade) e Tomba Farias (PSDB). No entanto, o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB), declarou que a votação já estava encerrada.

Convocação extraordinária

A convocação para a sessão extraordinária ocorreu via sistema e-Legis no dia 14 de maio, após a oposição apresentar um requerimento para trancar a pauta, exigindo a votação dos vetos. A sessão extraordinária foi adiada várias vezes por falta de quórum, mas finalmente realizada nesta terça-feira.

Foto: Eduardo Maia/ALRN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo