Governo do RN solicita revogação da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Governo do RN solicita revogação da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga

Remanejamento de internos e avaliação de segurança são medidas após tentativa de fuga

O Governo do RN, através da Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), anunciou que vai solicitar à 1ª Vara de Execução Penal, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), a reconsideração da interdição da Penitenciária Rogério Coutinho Madruga, especificamente do Pavilhão nº 2 de Alcaçuz.

A medida foi tomada após uma tentativa de fuga ocorrida no dia 21 de maio, que levou ao remanejamento provisório de todos os 109 internos do Pavilhão nº 2 para o Pavilhão nº 1, a fim de permitir uma avaliação detalhada da estrutura física e das rotinas de segurança do local.

Atualmente, a penitenciária abriga 607 detentos, embora sua capacidade máxima seja de 900 vagas. Na decisão proferida nesta quinta-feira (6.jun.2024), o TJRN determinou a interdição parcial da unidade, proibindo o recebimento de novos presos, sejam provisórios ou condenados.

O juiz Henrique Baltazar Vilar dos Santos, da 1ª Vara Regional de Execução Penal, destacou que a Penitenciária está superlotada, com 607 presos em um pavilhão projetado para 402 internos. Além disso, a unidade abriga membros das três principais facções criminosas do estado.

A SEAP argumenta que o remanejamento dos presos foi necessário para garantir a segurança e avaliar possíveis reformas na infraestrutura da penitenciária. A secretaria espera que, com essas medidas, seja possível revogar a interdição e normalizar o recebimento de novos detentos.

Foto: Vivian Galvão/Arquivo/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo