Programa Digitaliza Brasil amplia acesso ao sinal digital beneficiando mais de 80 mil moradores
O Ministério das Comunicações anunciou, nesta sexta-feira (7.jun.2024), a publicação do edital nº 114/2024 no Diário Oficial da União, com uma nova lista de concessionárias de TV selecionadas para a retransmissão de sinal digital. Os municípios de Canguaretama, Santo Antônio e Touros, no Rio Grande do Norte, foram contempladas e mais de 80 mil moradores serão beneficiados.
Este é o segundo resultado do chamamento público de abril de 2023, parte do Programa Digitaliza Brasil, que visa ocupar a capacidade ociosa de transmissão em várias localidades. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou o compromisso de proporcionar programação de qualidade e sem interferências aos cidadãos.
“Nosso compromisso é viabilizar o máximo de canais digitais para os locais com capacidade ociosa, proporcionando aos cidadãos programações com mais qualidade e sem riscos de interferências”, afirmou Juscelino.
Expansão do Programa Digitaliza Brasil
O Programa Digitaliza Brasil é uma política pública que busca ampliar o acesso ao serviço de televisão digital terrestre em locais que anteriormente tinham apenas sinais analógicos. As estações transmissoras instaladas operam de forma compartilhada, permitindo que várias emissoras transmitam suas programações através de uma única estação.
Benefícios da ocupação de capacidade ociosa
O edital permite que novas emissoras instalem seus transmissores nas estações com espaço disponível, reduzindo significativamente os custos em relação à criação de novas infraestruturas. Isso promove a diversidade de programação de TV aberta e gratuita para a população.
Foto: Pablo Le Roy/MCom
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.