Lula critica Banco Central e Roberto Campos Neto por taxa de juros alta

Lula critica Banco Central e Roberto Campos Neto por taxa de juros alta

Presidente afirma que Selic elevada prejudica investimentos e promete escolher novo líder para o BC comprometido com o desenvolvimento do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (18.jun.2024), o Banco Central e seu presidente, Roberto Campos Neto, durante entrevista à Rádio CBN. Lula classificou a atuação do Banco Central como desajustada, acusando Campos Neto de falta de autonomia e de agir politicamente para prejudicar o país.

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve encerrar o ciclo de cortes na taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira (19.jun). O mercado financeiro espera que a taxa fique em 10,5% ao ano até o final de 2024. Lula afirmou não haver necessidade de manter a Selic nesse patamar, argumentando que a taxa alta é proibitiva para investimentos no setor produtivo.

Lula destacou a situação econômica favorável do país, com a inflação controlada, geração de 2,4 milhões de empregos formais em 17 meses e um crescimento de 11,5% na massa salarial. O presidente prometeu que o Brasil estará em uma posição tão boa quanto ao final de seu segundo mandato, em 2010.

Questionando a autonomia de Campos Neto, Lula ironizou a presença do presidente do BC em um jantar promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), insinuando que Campos Neto tem aspirações políticas. O presidente afirmou que escolherá um sucessor para Campos Neto que seja comprometido com o desenvolvimento do Brasil, o controle da inflação e uma meta de crescimento, sem se submeter às pressões do mercado.

Lula enfatizou que seu futuro indicado para o Banco Central será alguém maduro, responsável e que trabalhe pelo interesse dos 203 milhões de brasileiros, assegurando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a estabilidade financeira.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal