Lula critica Banco Central e Roberto Campos Neto por taxa de juros alta

Lula critica Banco Central e Roberto Campos Neto por taxa de juros alta

Presidente afirma que Selic elevada prejudica investimentos e promete escolher novo líder para o BC comprometido com o desenvolvimento do Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar, nesta terça-feira (18.jun.2024), o Banco Central e seu presidente, Roberto Campos Neto, durante entrevista à Rádio CBN. Lula classificou a atuação do Banco Central como desajustada, acusando Campos Neto de falta de autonomia e de agir politicamente para prejudicar o país.

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve encerrar o ciclo de cortes na taxa básica de juros, a Selic, nesta quarta-feira (19.jun). O mercado financeiro espera que a taxa fique em 10,5% ao ano até o final de 2024. Lula afirmou não haver necessidade de manter a Selic nesse patamar, argumentando que a taxa alta é proibitiva para investimentos no setor produtivo.

Lula destacou a situação econômica favorável do país, com a inflação controlada, geração de 2,4 milhões de empregos formais em 17 meses e um crescimento de 11,5% na massa salarial. O presidente prometeu que o Brasil estará em uma posição tão boa quanto ao final de seu segundo mandato, em 2010.

Questionando a autonomia de Campos Neto, Lula ironizou a presença do presidente do BC em um jantar promovido pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), insinuando que Campos Neto tem aspirações políticas. O presidente afirmou que escolherá um sucessor para Campos Neto que seja comprometido com o desenvolvimento do Brasil, o controle da inflação e uma meta de crescimento, sem se submeter às pressões do mercado.

Lula enfatizou que seu futuro indicado para o Banco Central será alguém maduro, responsável e que trabalhe pelo interesse dos 203 milhões de brasileiros, assegurando um equilíbrio entre o crescimento econômico e a estabilidade financeira.

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo