ANEEL anuncia bandeira tarifária amarela para julho

ANEEL anuncia bandeira tarifária amarela para julho

Após dois anos de bandeira verde, consumidores devem se preparar para aumento nas contas de energia no próximo mês

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, na última sexta-feira (28.jun.2024), que a bandeira tarifária para o mês de julho será amarela. Esta mudança ocorre após mais de dois anos de bandeira verde, sem cobrança adicional na conta de energia.

A decisão de adotar a bandeira amarela foi tomada devido às condições menos favoráveis para a geração de energia no país. A previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano e o aumento esperado no consumo de energia contribuíram para essa alteração.

Impacto nas tarifas

Com a bandeira amarela, as tarifas dos consumidores terão um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. Este valor, aprovado pela ANEEL em março deste ano, representa uma redução de 37% em relação ao valor anterior da bandeira amarela, que era de R$ 2,989/kWh.

Dicas para economizar anergia

Uso de ar-condicionado e ventiladores

Para otimizar o uso do ar-condicionado, recomenda-se manter a temperatura entre 23ºC e 25ºC e programar o desligamento automático durante a madrugada. A aquisição de aparelhos com tecnologia Inverter, que utilizam o compressor de forma mais eficiente, também é aconselhável. Manter a manutenção em dia e limpar filtros e saídas de ar a cada duas semanas pode reduzir significativamente o consumo de energia.

Chuveiro elétrico

Deve ser mantido na opção verão, que consome até 30% menos energia. Banhos rápidos e o uso de resistências originais garantem segurança e eficiência. Considerar a troca por um aquecedor solar térmico pode ser uma alternativa sustentável e econômica a longo prazo.

Geladeiras

Para evitar desperdícios, verifique a borracha de vedação e evite colocar alimentos quentes na geladeira. Mantenha o aparelho a pelo menos 10 centímetros de distância da parede e minimize a abertura das portas.

Iluminação natural e lâmpadas LED

Aproveitar a iluminação natural é essencial. Mantenha janelas e cortinas abertas durante o dia e apague as luzes em cômodos desocupados. A substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas LED, que são cerca de 40% mais econômicas, é recomendada. Além de economia, as lâmpadas LED possuem maior durabilidade e são menos prejudiciais ao meio ambiente.

Foto: Divulgação/Neoenergia Cosern

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo