“Quintais Produtivos” implementa hortas comunitárias e, por meio de oficinas, ajuda a desenvolver vocação local baseada na agricultura familiar
A comunidade indígena Caboclos, na zona rural de Assú (RN), ganhou um projeto de agroecologia que, entre outros benefícios, deve garantir a segurança alimentar e nutricional e oferecer uma alternativa de geração de renda aos participantes.
Trata-se do projeto “Quintais Produtivos”, que está implementando hortas comunitárias destinadas ao cultivo de leguminosas, PANCs, hortaliças e ervas medicinais integradas à prática de criação de galinhas caipiras.
Das 45 famílias da comunidade, 18 estão diretamente envolvidas com o projeto. Como todas elas praticam a agricultura familiar de subsistência, o Projeto também espera contribuir para o fortalecimento da vocação local. Por meio de oficinas, vai transmitir conhecimentos práticos e teóricos e reforçar saberes ancestrais. Com isso, promoverá o empoderando das agricultoras da localidade.
A ideia é reunir sensibilização, capacitação e produção para que os locais possam ter nos seus quintais, além de um mecanismo de sobrevivência, uma fonte de geração de renda a partir da produção excedente, diminuindo assim a dependência do meio externo. Outro ponto importante é garantir a produção ao longo do ano em resposta as dificuldades relacionadas às constantes estiagens que dificultam o cultivo no local.
A iniciativa é da ONG Valer e patrocinada pelas empresas Construtora Barbosa Mello e pela Elastri Engenharia.
Sobre a Construtora Barbosa Mello
Com 65 anos de atuação no mercado, a Construtora Barbosa Mello (CBM) vem implantando soluções de engenharia e construção por todo o Brasil. A CBM está presente no setor de construção pesada de obras industriais, mineração, saneamento, infraestrutura, energia, rodovias, aeroportos. Com atividades diversificadas, a construtora aporta inovação e engenharia de valor em seus trabalhos, com o uso de novas tecnologias, um parque de equipamentos robusto e uma mão de obra cada vez mais qualificada. Em 2024, a CBM recebeu pela quarta vez o Prêmio Inova Infra e, pela quinta vez consecutiva, o Prêmio Valor Inovação. Em 2023, pelo segundo ano consecutivo, ficou entre as quatro melhores no ranking setorial de Construção e Engenharia do Prêmio Valor Inovação; e foi TOP 3 do ranking setorial Valor 1000. Em 2022, foi eleita a melhor empresa na gestão de pessoas pelo prêmio Valor Carreira, realizado pelo Valor Econômico. A construtora é ainda Top 10 no ranking 500 Grandes da Construção, elaborado pela revista OE.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.