Convocatória internacional do Festival Casa Tomada (RN) recebe inscrições até o dia 12 de julho

Convocatória internacional do Festival Casa Tomada (RN) recebe inscrições até o dia 12 de julho

Pessoas físicas e jurídicas podem submeter propostas cênicas e cinematográficas em uma das quatro categorias do festival até 12 de julho

O Festival Casa Tomada está com inscrições abertas até o dia 12 de julho para trabalhos artísticos que vão compor a programação de sua nona edição, programada para os dias 18, 19 e 20 de setembro no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através de um formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/7HQmf56oe1to3xi7A.

Criado pelo Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas – o festival teve início em 2016 com foco primordial na dança. Nesta nona edição, o evento marca um significativo ponto de virada ao expandir sua abrangência para incluir outras formas artísticas como teatro e cinema.

René Loui, coreógrafo e intérprete do Coletivo CIDA, expressou sua satisfação com o retorno do Festival Casa Tomada após um intervalo de três anos: “Estamos muito felizes com o retorno do festival! O Festival Casa Tomada sempre foi um espaço propício para encontros, intercâmbios e aprendizados plurais, onde artistas de diversas linguagens e origens se unem para compartilhar experiências. É uma oportunidade para questionarmos, desconstruirmos e reconstruirmos nossos entendimentos sobre arte, sociedade e nós mesmos.”

Práticas Plurais e Hibridismos

Sob o tema “Práticas Plurais e Hibridismos”, o Festival Casa Tomada reafirma o compromisso do Coletivo CIDA e da Casa Tomada com a promoção de ações culturais acessíveis. Todas as atividades programadas serão inclusivas, com serviços de acessibilidade em Libras e audiodescrição, garantindo que um público diversificado possa desfrutar plenamente das experiências oferecidas.

Arthur Moura, produtor do Coletivo CIDA, enfatiza que o tema desta edição visa especialmente incluir identidades e corpos frequentemente marginalizados: “É fundamental para nós que o festival reflita a complexidade e a riqueza das experiências humanas, promovendo a inclusão de identidades e corpos muitas vezes marginalizados, daí o tema ‘Práticas Plurais e Hibridismos’ deste ano. Estamos ansiosos para ver como os artistas abordarão este tema em suas obras, provocando reflexões sobre as diversas formas de ser e existir no mundo. O Festival Casa Tomada celebra a arte como um espaço de encontro e diálogo.”

A convocatória está aberta para espetáculos, filmes, artistas e grupos que explorem práticas plurais e híbridas nas estéticas contemporâneas. As categorias disponíveis incluem Residência Artística Internacional, Mostra Cênica Nacional, Mostra Cinematográfica Nacional e Mostra de Processos Local. Cada proponente pode inscrever até duas propostas, desde que sejam em categorias distintas, assegurando assim a diversidade e representatividade dos participantes e das obras selecionadas.

O regulamento completo do IX Festival Casa Tomada está disponível para consulta no seguinte link: https://www.coletivocida.com.br/festivalcasatomada. As propostas serão analisadas de 13 de julho a 04 de agosto, com os resultados sendo divulgados em 05 de agosto.

O IX Festival Casa Tomada – Práticas Plurais e Hibridismos é uma iniciativa do Coletivo CIDA – Coletivo Independente Dependente de Artistas e da Casa Tomada Ambiente de Arte, contemplado pela Seleção Pública Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pelo Edital de Seleção de Projetos de Audiovisual N.º 01/2023 e pelo Edital de Seleção de Projetos Multiculturais N.º 02/2023. Conta com recursos da Secretaria Municipal de Cultura – Prefeitura do Natal, Fundação José Augusto – Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Sobre o CIDA

O Coletivo Independente Dependente de Artistas (CIDA ) é um núcleo artístico de dança contemporânea, fundado no ano de 2016 por artistas emergentes, pluriétnicos, com e sem deficiências, oriundos das mais diversas regiões do Brasil e radicados na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. O CIDA se destaca no cenário cultural por sua produção experimental e inclusiva.

Todas as informações sobre o CIDA podem ser acompanhadas através dos canais de comunicação do coletivo. acompanhe o Coletivo no Instagram em: @coletivocida ou acesse: www.coletivocida.com.br

Foto: Brunno Martins

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo