Estudo aponta que informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil

Estudo aponta que informalidade representa 46% do mercado da confeitaria no Brasil

Superar o amadorismo é um dos temas do evento focado no segmento, que pretende reunir este mês mais de 300 confeiteiras em Natal

Formalizar um negócio e se posicionar no mercado ainda é um desafio para muitos microempreendedores. Segundo dados do IBGE, seis em cada dez profissionais autônomos estão na informalidade. No setor da confeitaria, esse número representa cerca de 46% do mercado, de acordo com o estudo conduzido pela Zupgo em parceria com a Associação Brasileira de Comércio de Artigos para Festas. Além da falta de profissionalismo que transparece para o consumidor, a informalidade também pode acarretar uma série de problemas fiscais, contábeis e administrativos.

“Além da falta formalização, outros erros comuns envolvem não separar finanças pessoais e do negócio, subestimar o fluxo de caixa, perder prazos fiscais, não se organizar com um planejamento financeiro e não definir a correta tributação da empresa. Para evitá-los, é fundamental manter registros detalhados, monitorar constantemente o fluxo de caixa com projeções, atentar aos calendários fiscais e, claro, contar com o suporte de um profissional experiente que possa realizar a contabilidade do negócio”, destaca Daniel Carvalho, contador e diretor da Rui Cadete.

As novas doces tendências

Para além da formalização, se manter em destaque no mercado da confeitaria exige estar atento às novas tendências. De acordo com a mentora em gestão e precificação focada no setor, Vivi Costa, acompanhá-las e compreendê-las é crucial para o sucesso de um doce microempreendimento. “Adaptar-se a essas mudanças não é apenas necessário para se manter competitivo, mas também para prosperar no mercado atual. Tendências como o delivery e o digital, vieram para ficar. Ambas oferecem conveniência ao cliente e ampliam o alcance e a visibilidade do empreendimento”, enfatiza Costa.

Descomplicar o processo de vendas, administração e marketing na confeitaria é o principal objetivo do ‘Papo de Confeiteiras’ liderado por Vivi Costa, que acontece nos próximos dias 22 e 23, no Hotel Holiday Inn, em Natal. Na sua terceira edição, o evento espera mais de 300 confeiteiras profissionais e amadoras da capital e do interior para uma imersão intensiva, com a participação de doze palestrantes reconhecidos no segmento. Durante dois dias, o foco será proporcionar uma visão abrangente sobre negócios sustentáveis no setor da confeitaria.

Os ingressos para o evento podem ser adquiridos no site oficial. “A expectativa é de que o “Papo de Confeiteiras” não apenas capacite profissionais, mas também fortaleça a rede de apoio e colaboração entre confeiteiras, promovendo um ambiente de crescimento mútuo e desenvolvimento sustentável para o setor”, afirma Vivi Costa.

Serviço:

Papo de Confeiteiras

Onde: Hotel Holiday Inn. Av. Sen. Salgado Filho, 1906 – Lagoa Nova, Natal – RN
Quando: 22 e 23 de julho
Horário: Das 8h às 19h
Ingressos disponíveis em: https://papodeconfeiteiras.com.br/papo-de-confeiteira-2024/
Canal oficial: https://www.instagram.com/papodeconfeiteirasoficial/

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal