Crescimento do varejo no RN supera a média nacional

Crescimento do varejo no RN supera a média nacional

Dados do IBGE revelam aumento expressivo nas vendas e na geração de empregos no estado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) celebrou os recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam um crescimento notável do varejo no estado nos primeiros cinco meses de 2024. Este desempenho ultrapassa em mais de dez vezes o registrado no mesmo período de 2023, destacando o estado como um dos principais motores da recuperação econômica no país.

Com um aumento de 7,4% nas vendas em maio comparado ao ano anterior, o Rio Grande do Norte mantém uma tendência positiva pelo quinto mês consecutivo, superando a média nacional de 5%. O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, atribui esse crescimento a um desempenho robusto e sustentável de diversos setores do varejo.

“Temos observado um desempenho consistente ao longo dos meses, sugerindo uma tendência de crescimento sustentável para o restante do ano. De janeiro a maio, alcançamos um crescimento de 6,8% no estado, muito superior ao mesmo período de 2023, quando o aumento foi de apenas 0,6%. Este crescimento também supera a média nacional de 4,8%, colocando o RN em destaque na recuperação econômica do varejo brasileiro”, afirmou Queiroz.

Os setores de hipermercados e supermercados (+10,5%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (+13,6%) e veículos e peças (+0,6%) foram os que mais contribuíram para esse desempenho positivo. Além disso, a Fecomércio destaca a recuperação significativa de empregos no setor. Segundo dados do Caged, o comércio do RN recuperou mais de 400 vagas formais de emprego em maio, e no acumulado do ano, foram gerados 1.253 postos de trabalho, comparado a apenas 183 em 2023.

“Há diversos fatores que influenciam nesse resultado, como a criação de mais vagas de emprego e o aumento dos salários médios, aliado a um crédito mais acessível e amplo distribuído no país”, analisou Queiroz.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal