Crescimento do varejo no RN supera a média nacional

Crescimento do varejo no RN supera a média nacional

Dados do IBGE revelam aumento expressivo nas vendas e na geração de empregos no estado

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) celebrou os recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam um crescimento notável do varejo no estado nos primeiros cinco meses de 2024. Este desempenho ultrapassa em mais de dez vezes o registrado no mesmo período de 2023, destacando o estado como um dos principais motores da recuperação econômica no país.

Com um aumento de 7,4% nas vendas em maio comparado ao ano anterior, o Rio Grande do Norte mantém uma tendência positiva pelo quinto mês consecutivo, superando a média nacional de 5%. O presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz, atribui esse crescimento a um desempenho robusto e sustentável de diversos setores do varejo.

“Temos observado um desempenho consistente ao longo dos meses, sugerindo uma tendência de crescimento sustentável para o restante do ano. De janeiro a maio, alcançamos um crescimento de 6,8% no estado, muito superior ao mesmo período de 2023, quando o aumento foi de apenas 0,6%. Este crescimento também supera a média nacional de 4,8%, colocando o RN em destaque na recuperação econômica do varejo brasileiro”, afirmou Queiroz.

Os setores de hipermercados e supermercados (+10,5%), artigos farmacêuticos e de perfumaria (+13,6%) e veículos e peças (+0,6%) foram os que mais contribuíram para esse desempenho positivo. Além disso, a Fecomércio destaca a recuperação significativa de empregos no setor. Segundo dados do Caged, o comércio do RN recuperou mais de 400 vagas formais de emprego em maio, e no acumulado do ano, foram gerados 1.253 postos de trabalho, comparado a apenas 183 em 2023.

“Há diversos fatores que influenciam nesse resultado, como a criação de mais vagas de emprego e o aumento dos salários médios, aliado a um crédito mais acessível e amplo distribuído no país”, analisou Queiroz.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado BRAVA Energia anuncia primeiro óleo do Sistema Definitivo do Campo de Atlanta Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024
Pular para o conteúdo