II Festival da Cooperativa Cultural reflete sobre a ancestralidade da cultura potiguar

II Festival da Cooperativa Cultural reflete sobre a ancestralidade da cultura potiguar

Refletir sobre como ocorreu formação cultural é indispensável, afirma pesquisador; evento acontece nesta quarta (24) e abrange também discussões de gênero e apresentações culturais

De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, quase 61% da população potiguar é formada por pessoas pardas, pretas ou indígenas. Entretanto, a ancestralidade e identidade dessas pessoas ainda sofre um processo de apagamento. Fomentar esse debate para enfraquecer estruturas racistas é um dos objetivos da roda de conversa “Povos Afro-originários”, conduzida pelo professor e pesquisador Nilton Xavier, nesta quarta-feira (24), às 14h na ONG Atitude Cooperação. A atividade faz parte da programação do II Festival da Cooperativa Cultural, que já está em sua segunda edição.

O evento tem como tema ‘Memória, Resistência e Ancestralidade’ e inaugura a série de atividades que serão realizadas pela Cooperativa Cultural em todas as zonas administrativas da cidade até maio de 2025, com o objetivo de impactar positivamente todas as regiões de Natal.

20231208 161959 1

“A Cooperativa Cultural se orgulha em ser uma ponte entre o conhecimento e as comunidades locais. Essas e outras iniciativas, como a Feira de Livros promovida anualmente, têm como objetivo fortalecer a nossa rica identidade cultural. Ao propor eventos que destacam a importância da ancestralidade e da resistência, a Cooperativa reafirma seu compromisso social de valorização das nossas raízes e na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, reforça Sandra Sousa, vice-presidente da Cooperativa Cultural.

Para o convidado e palestrante Nilton Xavier, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI), do IFRN, o evento acertou em sua temática e se mostra uma grande oportunidade de reflexão. “É indispensável refletir sobre como ocorreu a nossa formação cultural. Ela não aconteceu de forma amistosa, houve embates e conflitos. Infelizmente, existe a prevalência de um conhecimento que foi instituído como universal, que nega a existência da diversidade. Então, qualquer espaço onde a gente possa refletir sobre esses processos são importantes e válidos,” afirma.

A programação se estende para discussões sobre gênero, as novas configurações familiares e os papéis contemporâneos da mulher na sociedade, em uma atividade ministrada pela psicóloga clínica Tassiana Dantas. Haverá também uma apresentação teatral com a Trotamundos Companhia de Artes. Ao final do dia, o Festival receberá uma apresentação musical sob regência do maestro João Paulo Araújo, da Escola de Música da UFRN.

O II Festival Cultural da Cooperativa Cultural – Memória, Resistência e Ancestralidade é uma iniciativa aprovada no edital do Fundo de Incentivo à Cultura 2023 da Prefeitura do Natal. É também parte das ações desenvolvidas para o Dia C de Cooperar, edição 2024, em parceria com a ONG Atitude Cooperação. A instituição contribui há mais de 17 anos para o desenvolvimento de pessoas e o crescimento sustentável das comunidades atendidas, por meio do estímulo ao voluntariado e de parcerias sociais, visando transformar vidas e realidades.

Serviço

O que: II Festival Cultural da Cooperativa Cultural
Quando: 24 de julho das 8h às 17h
Onde: ONG Atitude Cooperação (Av. Capitão-Mor Gouveia, 436 – Felipe Camarão, Natal – RN)
Entrada: Gratuita
Acesse a programação completa: https://www.instagram.com/p/C9cZCHfOjPa/?img_index=1

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador
Pular para o conteúdo