Festival URBANOCINE inicia ações formativas gratuitas em municípios do RN

Festival URBANOCINE inicia ações formativas gratuitas em municípios do RN

A iniciativa vai realizar oficinas de pintura e fotografia, além de Mostra Cultural e Mostra de filmes com entrada gratuita em Macaíba e outras cinco localidades.

Promovendo conhecimento e cidadania, o Festival URBANOCINE inicia, neste sábado, 27, uma série de ações formativas gratuitas em diversos municípios do Rio Grande do Norte. A primeira localidade a ser beneficiada é a comunidade indígena Lagoa do Tapará, em Macaíba, que receberá oficinas de pintura e fotografia, além de uma Mostra Cultural e exibições de filmes com entrada gratuita.

O URBANOCINE é um projeto que utiliza o cinema como ferramenta de transformação social. Por meio de ações educativas e exibições audiovisuais, o festival busca estimular o debate sobre questões sociais, geográficas e identitárias relacionadas aos diversos territórios abrangidos.

“O objetivo das atividades do festival URBANOCINE é chamar a atenção dos potiguares para o que está ao seu redor, seja na cidade urbana, na zona rural, ou na zona da mata – em nossos bairros, ruas e comunidades”, afirma Gustavo Guedes, idealizador do projeto.

As oficinas de pintura e fotografia têm como propósito proporcionar aos habitantes locais uma atividade lúdica para que possam retratar seus territórios e sua própria visão de si mesmos.

O diretor audiovisual Rodrigo Sena, com mais de 10 anos de experiência em fotojornalismo, responsável por curtas-metragens premiados como “O Menino do Dente de Ouro” (2015), vencedor da Mostra de Gostoso, RN, e “Cuscuz Peitinho” (2017), premiado no Festival de Cinema de Vitória, ES, ministrará a oficina de fotografia.

A oficina de pintura será conduzida por Jane Gomes, graduanda em Produção Cultural, roteirista e artista visual da comunidade de Mãe Luíza. Jane também atua como educadora artística no projeto Esporte e Cultura no Arena do Morro, promovido pelo Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição.

Além da comunidade indígena do Tapará, as ações do URBANOCINE serão realizadas também em Capoeiras, Caicó, Rocas, Mãe Luiza e Cidade da Esperança no mês de agosto.

Todo o material produzido durante as oficinas será utilizado em uma exposição com temática voltada para identidade, cidadania e meio ambiente, como parte das atividades do Festival URBANOCINE em novembro.

unnamed 2 2

O Festival URBANOCINE tem realização da Ilha Deserta, com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do RN, Fundação José Augusto, Neoenergia Cosern e Instituto Neoenergia. Este projeto é apoiado pela Lei Estadual Câmara Cascudo de incentivo à cultura – Lei Nº 7.799, de 30 de Dezembro de 1999.

Todas as ações podem ser acompanhadas através do perfil no Instagram @urbanocine e no site do projeto: https://urbanocine.com.br/

Veja o calendário:

Ações do Festival URBANOCINE

  • 27 e 28/07 – Lagoa do Tapará (Macaíba)
  • 03 e 04/08 – Capoeiras (Macaíba)
  • 07, 08, 09/08 – Negros do Rosário (Caicó)

SERVIÇO
Ações do Festival URBANOCINE
Localidades: – Lagoa do Tapará (Macaíba), Capoeiras (Macaíba) e Negros do Rosário (Caicó)
Dias: 27 e 28/07, 03 e 04/08, 07, 08, 09/08
Horário: sempre a partir das 9h
Entrada gratuita.

Fotos: Tiago Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo