Geovane Sales, do Assentamento Petrolina, colhe raiz impressionante cultivada apenas com água da chuva
Um agricultor de Caraúbas, no Oeste do Rio Grande do Norte, protagonizou um feito impressionante nesta segunda-feira (29.jul.2024). Geovane Sales, morador do Assentamento Petrolina, colheu uma macaxeira extraordinária, medindo mais de 3 metros de comprimento e pesando 44 kg, cultivada apenas com a água do período chuvoso.
Geovane plantou a raiz há cerca de um ano e meio. A remoção da macaxeira do solo exigiu um esforço conjunto, necessitando a ajuda de dois homens para retirar a planta da terra devido ao seu peso e tamanho. Após a colheita, a macaxeira foi medida, revelando impressionantes 3 metros e 10 centímetros.
A área onde a macaxeira foi cultivada pertence aos pais de Geovane, Wilma Oliveira e Reginaldo Sales, ambos agricultores. Geovane explicou que não utiliza irrigação ou adubo em seus cultivos. “É só terra natural, não tem adubo. E não foi irrigado também, não. Foi só a água do inverno que ela pegou”, afirmou.
Geovane explicou que é comum cultivar a planta e colher até dois anos após o plantio, desde que não esteja oca por dentro. Ele acredita que a raiz ainda teria crescido mais se não tivesse sido colhida neste momento. “O tamanho da macaxeira é resultado da qualidade da terra”, disse Geovane, que já havia colhido outras raízes com cerca de 1,5 metros de comprimento.
A colheita desta macaxeira gigante chamou a atenção dos moradores da região. “A gente não sabia que chamava tanta atenção. Quando arrancamos essa com mais de 3 metros, nós resolvemos mostrar para o pessoal ver. Já veio gente aqui e disse que nunca tinha visto na vida uma macaxeira desse tamanho”, contou Geovane.
A família de Geovane planeja distribuir a macaxeira entre os parentes, compartilhando o fruto deste cultivo excepcional.
Fotos: Divulgação
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.