OMS orienta que crianças devem fazer ao menos duas horas de exercício físico por dia

OMS orienta que crianças devem fazer ao menos duas horas de exercício físico por dia

Recomendação é para crianças de 3 a 5 anos de idade em exercícios de média a alta intensidade e inclui, além de esportes, brincadeiras, atividades artísticas e culturais

A Organização Mundial de Saúde (OMS), que tem como meta reduzir o sedentarismo em 10% até 2025 e em 15% até 2030, lançou novas diretrizes para a infância. Segundo a OMS, crianças entre 3 e 5 anos devem praticar pelo menos duas horas de atividade física por dia, de preferência com exercícios de média e alta intensidades. A recomendação inclui esportes, brincadeiras, atividades artísticas e culturais.

De acordo com o plano global, a partir dos 5 anos de idade e até os 17, a indicação é de no mínimo uma hora de exercícios diários e, em pelo menos 3 dias da semana, é recomendado fazer atividades de fortalecimento do músculo, como pular corda ou brincar de cabo de guerra, por exemplo. O que, segundo o professor de Educação Física da Casa Escola, Rodriggo Judson, traz benefícios físicos, sociais e psicológicos.

WhatsApp Image 2024 07 22 at 14.41.50

“Movimentar o corpo não é importante apenas para o condicionamento físico. Manter uma rotina de atividades físicas ajuda a reduzir o estresse, os sintomas de ansiedade, depressão e melhora significativamente a qualidade do sono e a capacidade de aprendizagem. Além disso, também ajuda na construção da autoestima e do espírito esportivo, que é útil para diversos aspectos e fases da vida”, pontua o educador físico.

A OMS define orientações específicas para faixas etárias diversas. Bebês até 1 ano, conforme a recomendação, devem ser mantidos ativos várias vezes ao dia com brincadeiras no chão, como ficar de barriga para baixo por 30 minutos. À medida que crescem, crianças de 1 a 2 anos precisam de pelo menos três horas diárias de atividades variadas, de moderadas a intensas.

WhatsApp Image 2024 07 22 at 14.41.49 1

O papel da escola

Para a diretora da Casa Escola, Priscila Griner, é preciso que a educação integre o desenvolvimento físico e mental. “Acreditamos que o ser humano, desde a infância e adolescência, não deve ser visto apenas como um cérebro. Precisamos reconhecer que o corpo também desempenha um papel fundamental e atividades como correr, pular, brincar e ter contato com a natureza são essenciais para um desenvolvimento integral”, destaca.

A educadora, que também teve formação em Educação Física, explica como os exercícios físicos são incorporados ao currículo escolar. “Realizamos atividades que vão além do convencional papel e lápis, incluindo o contato com a água, a areia e o barro. Nossas salas de aula são projetadas para permitir movimento, alternando atividade física e brincadeiras. Isso cria um ambiente dinâmico e interativo em que a educação promove bem estar e se concretiza de forma lúdica,” conclui Priscila Griner.

Fotos: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo