Idema autoriza início da obra de engorda de Ponta Negra

Idema autoriza início da obra de engorda de Ponta Negra

Projeto que visa alargamento da faixa de areia pode começar após emissão de licença válida até 2034

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) reemitiu nesta terça-feira (13.ago.2024) a licença de instalação e operação para o início da obra de engorda da praia de Ponta Negra, em Natal. A licença, válida até 23 de julho de 2034, põe fim a um impasse que atrasava o início das obras há mais de um mês.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), responsável pelo projeto, ainda não se pronunciou sobre o assunto. A obra prevê o alargamento da faixa de areia ao longo de quatro quilômetros da enseada de Ponta Negra, utilizando aproximadamente 1,1 milhão de metros cúbicos de areia depositada através de uma draga de sucção.

O diretor-geral do Idema, Werner Farkatt, afirmou que a obra pode começar sem impedimentos, ressaltando a necessidade de respeitar regras de segurança devido ao trânsito de maquinários pesados na orla. A obra, com previsão de conclusão em três meses, visa aumentar a faixa de areia para até 100 metros na maré baixa e 50 metros na maré alta.

A Prefeitura de Natal solicitou a conclusão da obra até o fim de novembro, prazo que o Idema considera viável, desde que o processo seja monitorado para evitar impactos ambientais, especialmente durante a migração de tartarugas pelo litoral norte-rio-grandense.

Foto: Sandro Menezes/Assecom RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo