Secretária de Educação comemora índice do RN no Ideb; estado teve a pior nota do país no ensino médio

Secretária de Educação comemora índice do RN no Ideb; estado teve a pior nota do país no ensino médio

Socorro Batista destaca avanços na educação pública estadual, apesar dos desafios persistentes

A secretária de Educação do Rio Grande do Norte, Socorro Batista, comemorou o aumento de quatro décimos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 para o ensino médio na rede pública estadual. O índice subiu para 3,2, ainda nove décimos abaixo da média nacional, o que representa o pior desempenho entre os estados brasileiros.

Socorro Batista destacou que a melhoria no Ideb é fruto do esforço conjunto de toda a equipe de educação, das escolas, dos professores e dos estudantes. “Investimos não apenas em políticas pedagógicas, mas também em infraestrutura que acolhe e valoriza o aprendizado. Cada obra realizada, cada escola reformada, faz parte de uma estratégia maior para garantir que nossos alunos tenham um ambiente propício à aprendizagem”, afirmou.

Apesar do crescimento, o Rio Grande do Norte manteve a última posição no ranking nacional do Ideb pelo segundo levantamento consecutivo. Em 2021, a nota foi de 2,8. A nota geral do estado, que inclui escolas públicas e privadas, chegou a 3,7 em 2023.

A secretária ressaltou a importância da formação continuada de professores como um dos principais fatores para a melhora no índice. “Esse movimento tem sido crucial para garantir que os professores estejam preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da educação e proporcionar um ensino de qualidade”, disse Socorro Batista.

Além disso, de acordo com a secretária, a gestão escolar foi fortalecida, a rede estadual de ensino foi reestruturada, e o acesso a recursos tecnológicos foi ampliado. O Governo do Rio Grande do Norte investiu na modernização das escolas, equipando-as com computadores, chromebooks, e ampliando o acesso à internet, além de implementar plataformas digitais de aprendizagem.

“Nosso desafio agora é manter essa trajetória de crescimento, garantindo que cada vez mais estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e possam alcançar seu pleno potencial”, concluiu Socorro Batista.

Foto: Eduardo Maia/ALRN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo