Kurta na Kombi chega a Cerro Corá promovendo cinema, educação e meio ambiente

Kurta na Kombi chega a Cerro Corá promovendo cinema, educação e meio ambiente

O projeto vai passar ainda pelos municípios de São Paulo do Potengi, São Tomé, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Natal

O ‘Kurta na Kombi’ chega nesta terça-feira, 27 de agosto, ao município de Cerro Corá para dar início ao projeto ‘O Cinema é Rio’, que consiste em uma circulação pelos municípios do Rio Grande do Norte banhados pelo Rio Potengi. A programação integra cinema, educação e meio ambiente de forma gratuita, com acessibilidade comunicacional através de tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A itinerância ‘O Cinema é Rio’ adota o compromisso global da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em todas as suas atividades, o projeto aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O projeto foca nas questões socioambientais e climáticas atuais, promovendo oficinas, rodas de conversa e mostras de cinema. Seu objetivo é incentivar a reflexão e o engajamento do público em ações que contribuam para um mundo mais justo, igualitário e sustentável.

Luiz Paulo, coordenador geral do Coletivo Kurta na Kombi, ressalta que a itinerância do projeto visa contribuir para os debates e mudanças em prol da preservação ambiental. “Estamos enfrentando uma emergência nas questões ambientais, e o cinema é uma ferramenta poderosa para fortalecer esse diálogo. Além de emocionar e inspirar, ele contribui para a formação integral das pessoas, ajudando-as a refletir e a transformar essa realidade.”

Durante a itinerância, serão exibidos curtas-metragens brasileiros que abordam a temática ambiental. As obras audiovisuais foram selecionadas por meio de uma chamada pública, que recebeu mais de 150 inscrições, incluindo cinco curtas potiguares escolhidos pela curadoria.

Em Cerro Corá, a mestre em Engenharia Agrícola Maria Amanda Guedes conduz a roda de conversa “Educação ambiental e participação popular na preservação do meio ambiente e no enfrentamento à crise climática”. Na oportunidade, a pesquisadora em manejo de água, solo e planta em sistemas de produção irrigados vai falar sobre a importância da educação ambiental e a conscientização sobre os impactos das mudanças climáticas.

No Povoado Albino serão exibidos os filmes: A Baleia Mágica (Dir. Douglas Alves Ferreira, SP, 2022), Meu Arado Feminino (Dir. Marina Polidoro, ES, 2021), A Cabaça da Criação (Dir. Altemir Avlis, Gil Leal e Ramon Bezerra, RN, 2022) e Diálogos Indígenas do Nosso Tempo (Dir. Gustavo Guedes, RN, 2023). No Cine Canário, serão exibidos: Lagrimar (Dir. Paula Vanina, RN, 2024), Gores Queimam (Dir. Felippy Damian, MT, 2024), Bati da Vila (Dir. Raquel Cardozo, RN, 2024) e Sobre a Cabeça os Aviões (Dir. Amanda Costa e Fausto Borges, GO, 2024).

A circulação do Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio é patrocinada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria de Cultura do Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto via programa Cultural Câmara Cascudo, e Potigás via Edital Natural como Fazer o Bem. A produção é do Coletivo Kurta na Kombi e realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Kurta na Kombi

O Kurta na Kombi é um coletivo de cinema itinerante, criado em 2019, na cidade do Natal/RN, que desenvolve gratuitamente atividades de formação, circulação e exibição audiovisual com o objetivo contribuir na democratização do acesso ao cinema brasileiro e potiguar. As ações se propõem à ocupação de espaços públicos acontecendo em ruas, praças, áreas de lazer, escolas e espaços culturais que são transformados em salas de cinema ao ar livre, priorizando territórios em situação de vulnerabilidade. Ao longo dos seus 04 anos de existência, o coletivo realizou 126 sessões de cinema, percorrendo 24 bairros da cidade do Natal, 25 cidades, e 05 estados brasileiros, exibindo 380 curtas-metragens potiguares e atendendo 14.000 pessoas. A trajetória e relevância cultural do coletivo foram reconhecidas em 2023 quando recebeu o certificado como Ponto de Cultura, passando a integrar a Rede Cultura Viva.

Veja a programação em Cerro Corá

Dia 27/08 (terça) – Povoado Albino

07h – Oficina de brinquedos ópticos para as crianças da Escola Municipal Coronel Rubens Pereira
18h – Apresentação artística do grupo Teatro Serrano
18h30 – Mostra de Cinema (com distribuição de pipoca )

Dia 28/08 (quarta) – Cine Canário

18h – Roda de conversa “Educação ambiental e participação popular na preservação do meio ambiente e no enfrentamento à crise climática” com Maria Amanda Guedes.
19h00 – Mostra de Cinema (com distribuição de pipoca )

SERVIÇO:
Kurta na Kombi: Itinerância O Cinema é Rio
27 e 28/08 – Cerro Corá

Acesso gratuito
Acessibilidade comunicacional durante as mostras de cinema com intérprete de libras para tradução simultânea.

Foto: Cynthia Campos

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo