Porto de Natal embarca 6 mil toneladas de frutas semanalmente

Porto de Natal embarca 6 mil toneladas de frutas semanalmente

Safra 2024/2025 duplica volume de exportações, impulsionada por investimentos públicos e privados

O Rio Grande do Norte deu início, nesta segunda-feira (26.ago.2024), à exportação de frutas da safra 2024/2025, marcando um novo capítulo no fortalecimento econômico do estado. Este ano, toda a logística de comercialização internacional será realizada pelo Porto de Natal, com um volume de exportações duas vezes superior ao do ano anterior. Este avanço significativo é resultado de um esforço conjunto entre o Governo do Estado, Governo Federal, Companhia Docas do RN (Codern) e a iniciativa privada.

Durante uma visita ao Porto de Natal, a governadora Fátima Bezerra celebrou o retorno das carretas e contêineres em grande volume, destacando o impacto positivo na economia local com a geração de empregos e renda. “Estamos consolidando o RN como um dos três maiores exportadores de frutas do Brasil”, afirmou. O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Guilherme Saldanha, reforçou que, após a desistência da CMA de utilizar o Porto de Natal, o governo trabalhou em parceria para viabilizar reformas e adequações, como a instalação de cross docking e câmara fria, essenciais para agilizar o processo de embarque.

A expectativa é que 50% das frutas produzidas no RN sejam exportadas pelo Porto de Natal, um aumento significativo em relação aos 30% da safra anterior.

O apoio do Governo Federal também foi fundamental, com a liberação de R$ 60 milhões para a dragagem do canal do Rio Potengi em 2025 e mais R$ 10 milhões para a recuperação das defensas na Ponte Newton Navarro ainda em 2024. Esses investimentos estimulam a maior produtora e exportadora de melão do Brasil, a Agrícola Famosa, a adquirir carretas-frigorífico para levar a produção ao Porto de Natal, garantindo maior rapidez e eficiência na entrega das frutas.

Com a infraestrutura melhorada, o Porto de Natal se destaca como o ponto mais próximo da Europa, facilitando a exportação com menor tempo e custo. A operação no porto inclui o embarque de um navio por semana, abastecido por 200 carretas e transportando 6.000 toneladas de frutas, principalmente melões, que representam 25% das exportações do RN.

O navio da empresa Cool Carriers, de bandeira panamenha, já está ancorado no Porto de Natal para iniciar o carregamento das frutas. A expectativa é que o Porto de Natal também seja utilizado para exportar frutas produzidas no Vale do São Francisco, em Petrolina (PE), ampliando ainda mais o alcance da produção agrícola do estado.

Foto: Raiane Miranda – Assecom/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo