Associações de procuradores defendem Procuradora do RN após críticas

Associações de procuradores defendem Procuradora do RN após críticas

ANAPE e ASPERN reagem a declarações da Semurb e reforçam o apoio à Procuradora Marjorie Madruga, que atuou em defesa de questões ambientais

A Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE) e a Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Norte (ASPERN) emitiram uma nota de repúdio nesta quarta-feira (2.out.2024), em defesa da Procuradora Marjorie Madruga.

A manifestação veio após críticas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), que classificou como “político-ideológica” a atuação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) para embargar um projeto de expansão urbana, conhecido como “engorda”.

Na declaração oficial, a ANAPE e a ASPERN criticaram o posicionamento da Semurb, que insinuou possíveis desvios de conduta por parte da procuradora. As associações destacaram que a atuação de Marjorie foi pautada estritamente em critérios técnicos e legais, em resposta a uma provocação do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), que solicitou uma análise sobre os impactos ambientais do empreendimento.

Segundo a nota, além da PGE, o Ibama e os Ministérios Públicos estadual e federal também foram acionados no processo. A ação da procuradora foi realizada em conformidade com suas atribuições legais, previstas na Lei Orgânica da PGE/RN, que lhe confere a responsabilidade de opinar e agir em prol da preservação ambiental.

A ANAPE reiterou seu apoio irrestrito à procuradora e frisou a importância de se respeitar as prerrogativas da advocacia pública, lembrando que os procuradores têm o dever constitucional de zelar pela legalidade dos atos administrativos.

Foto: Heros Lucena/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo