Celular em escolas: MEC estuda proibição e educadores analisam impactos

Celular em escolas: MEC estuda proibição e educadores analisam impactos

Projeto de lei deve ser encaminhado ainda em outubro à Câmara dos Deputados; escolas buscam soluções para incluir as tecnologias na educação

O Ministério da Educação (MEC) está preparando um projeto de lei para proibir o uso de celulares em escolas públicas e privadas do Brasil. A medida, que deve ser anunciada ainda em outubro, faz parte de um pacote de iniciativas para limitar o uso de aparelhos eletrônicos por crianças e adolescentes no ambiente escolar. Governo, entidades e educadores debatem se a proibição deve ser aplicada em toda a escola ou apenas nas salas de aula.

De acordo com o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2022, 45% dos estudantes brasileiros entrevistados relataram distrações frequentes causadas pelo uso de dispositivos eletrônicos em todas ou na maioria das aulas. Esse índice está 15 pontos acima da média observada entre as nações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o que acendeu um alerta entre especialistas.

Na Casa Escola, o debate sobre o uso de tecnologias também está presente. No entanto, de acordo com a diretora Priscila Griner, a escola busca uma abordagem equilibrada, integrando o uso de dispositivos eletrônicos ”de forma consciente, sempre que eles complementam as atividades pedagógicas, e sem abrir mão do contato com a natureza, com os colegas de forma física e das atividades manuais”.

Para ela, é fundamental que o uso da tecnologia seja mediado de forma inteligente: “Não somos contra o uso de tecnologia, mas acreditamos que ela deve estar a serviço do aprendizado, e não o contrário. Nosso foco é no desenvolvimento saudável da criança, que inclui o contato com a natureza, a experimentação dos espaços ao ar livre, a interação no mundo real com os colegas e as manualidades”, destaca Priscila Griner.

Essa premissa é refletida nas atividades práticas oferecidas pela escola, que priorizam as trocas entre os alunos no coletivo, o aprendizado sensorial e o desenvolvimento criativo. “Os alunos vivem em um mundo digital, mas aqui na Casa Escola oferecemos a oportunidade de desconectar e experimentar a vida de outra maneira. Nossa preocupação é garantir que a tecnologia seja uma ferramenta de apoio, e não uma distração”, complementa o coordenador Jorge Raminelli.

De acordo com a pesquisa TIC Educação 2023, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, 20 estados brasileiros já possuem leis que limitam o uso de celulares nas escolas. Entretanto, apenas 12% das instituições afirmaram adotar a medida efetivamente. “A Casa Escola vem fazendo a sua parte, buscando o equilíbrio saudável entre o digital e o real”, conclui Priscila Griner, reafirmando o compromisso da escola em preparar as crianças para um futuro tecnológico, sem abrir mão de vivências práticas e criativas no mundo real.

Fotos: Divulgação

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