Varejo potiguar registra crescimento de 6,8% em agosto e reflete melhora econômica no RN

Varejo potiguar registra crescimento de 6,8% em agosto e reflete melhora econômica no RN

Aumento de vagas formais e queda no endividamento impulsionam vendas no Rio Grande do Norte, que supera a média nacional no acumulado de 2024

O comércio varejista do Rio Grande do Norte registrou um aumento expressivo de 6,8% no volume de vendas em agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (10.out.2024) e destacam o bom momento vivido pela economia potiguar. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN), a combinação de maior oferta de empregos e redução no endividamento foi determinante para o desempenho positivo.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, afirmou que o estado apresentou, em agosto, o melhor resultado na geração de empregos formais desde 2021, com a criação de mais de 7 mil novas vagas. “Esse crescimento no emprego impulsionou o poder de consumo das famílias e, somado à diminuição do endividamento, particularmente em Natal, onde a queda ocorre há seis meses consecutivos, fortaleceu as vendas do varejo”, explicou Queiroz.

O crescimento acumulado de janeiro a agosto de 2024 também reflete o bom momento do comércio potiguar. Nesse período, as vendas do varejo no estado tiveram um aumento de 5,7% em relação ao mesmo período do ano passado, superando a média nacional de 5,1%. Estados como Sergipe e Pernambuco, que também apresentaram crescimento de 5,1%, ficaram atrás do desempenho do Rio Grande do Norte.

Marcelo Queiroz destacou ainda que as expectativas para o restante do ano são positivas, especialmente com datas comerciais importantes, como a Black Friday e o Natal, ainda por vir. “Com esses números, esperamos que a economia do estado continue em crescimento nos próximos meses, o que é fundamental para fecharmos o ano com resultados ainda melhores”, ressaltou o presidente da Fecomércio.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal