UFRN é considerada a melhor universidade do Nordeste em inovação

UFRN é considerada a melhor universidade do Nordeste em inovação

Instituição subiu 15 posições no ranking de inovação e está entre as 20 melhores universidades do Brasil

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) alcançou a melhor colocação entre as universidades nordestinas no quesito inovação no Ranking Universitário da Folha (RUF) 2024. Com uma pontuação de 3,08, a UFRN ficou em 16º lugar geral no Brasil, consolidando sua posição como referência em inovação.

O avanço expressivo da UFRN no ranking de inovação, subindo 15 posições em relação ao ano anterior, se deve à mudança na metodologia de avaliação. Agora, além de considerar patentes depositadas, o ranking também leva em conta as patentes concedidas, o que favoreceu o desempenho da universidade.

O RUF 2024 avaliou 203 instituições de ensino superior, distribuídas por todos os estados do Brasil e o Distrito Federal, utilizando 18 componentes divididos em cinco indicadores principais: pesquisa científica (42%), qualidade do ensino (32%), avaliação do mercado de trabalho (18%), internacionalização (4%) e inovação (4%).

Na colocação geral, a UFRN também alcançou o 16º lugar no país, com 87,22 pontos. O resultado reflete o empenho da instituição em promover pesquisas inovadoras e parcerias estratégicas com o setor privado e a comunidade científica.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo