Praia de Areia Preta continua imprópria para banho

Praia de Areia Preta continua imprópria para banho

Boletim do Programa Água Azul confirma Areia Preta como área não recomendada para banho na capital potiguar; águas foram avaliadas por critérios de coliformes

A qualidade das águas para banho em Natal voltou a ser alvo de preocupação. De acordo com o mais recente boletim de balneabilidade, divulgado nesta sexta-feira (25.out.2024) pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), a praia de Areia Preta é a única considerada imprópria para banho na capital potiguar.

A classificação das praias como próprias ou impróprias para banho é realizada com base na análise da quantidade de coliformes termotolerantes presentes na água. Esses microrganismos são indicadores de contaminação fecal e podem causar doenças como gastroenterites.

O boletim de balneabilidade leva em consideração um histórico de cinco semanas de análises, garantindo assim uma avaliação mais precisa da qualidade da água. É importante ressaltar que a validade do boletim é de uma semana, sendo necessário realizar novas coletas e análises para atualizar as informações.

Impacto na saúde pública

A presença de coliformes fecais na água da praia de Areia Preta representa um risco à saúde dos banhistas, especialmente crianças e idosos, que são mais suscetíveis a infecções. O contato com águas contaminadas pode causar diversas doenças, como diarreia, vômitos e infecções de pele.

Monitoramento contínuo

Para garantir a segurança dos banhistas, é fundamental que o monitoramento da qualidade das águas seja realizado de forma contínua. Os órgãos ambientais responsáveis devem intensificar as ações de fiscalização e identificar as fontes de contaminação para que medidas eficazes sejam adotadas para solucionar o problema.

Recomendações

Diante da situação, recomenda-se que a população evite o banho na praia de Areia Preta até que a qualidade da água seja restabelecida. É importante que as autoridades competentes investiguem as causas da contaminação e adotem as medidas necessárias para garantir a balneabilidade da praia.

Foto: Sandro Menezes/Governo do RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo