RN abre quase 5 mil novas vagas com carteira assinada em setembro

RN abre quase 5 mil novas vagas com carteira assinada em setembro

Setores de serviços e construção civil impulsionam o emprego formal, alcançando saldo positivo pelo nono mês consecutivo

A economia do Rio Grande do Norte segue em alta no setor de empregos formais, com 4.981 novas vagas abertas em setembro, segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego. O crescimento foi impulsionado pelos setores de serviços e construção civil, que mantiveram uma trajetória de expansão em 2024. Essa é a nona vez consecutiva que o estado apresenta saldo positivo, indicando uma recuperação econômica sólida e consistente.

O acumulado de novos postos de trabalho com carteira assinada já soma 31.488 neste ano, um aumento de 59,6% em relação ao mesmo período de 2023. Esse cenário de contratações reflete diretamente no estoque de empregos do estado, que alcançou 533.409 trabalhadores celetistas em setembro, o maior índice desde a criação do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) em 2020.

No setor industrial, que emprega atualmente 85.197 pessoas no estado, destaca-se a participação do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial do Rio Grande do Norte (Proedi). Criado em 2019, o programa oferece incentivos fiscais às empresas do setor, em troca de geração de empregos e investimentos em tecnologia e desenvolvimento. Hoje, mais de 51 mil trabalhadores na indústria potiguar estão vinculados a empresas beneficiadas pelo Proedi.

Contribuições do Proedi para a Indústria Potiguar

O Proedi, segundo a governadora Fátima Bezerra, exerce um papel crucial para a economia do estado. “O Proedi não apenas mantém os investimentos das empresas, mas também gera novas oportunidades de emprego, ampliando as chances para nossos trabalhadores”, afirma Bezerra. Em agosto, o boletim do programa registrou a atuação de 32,1 mil empregados diretos e 19,7 mil terceirizados nos segmentos industriais de têxtil, mineração, alimentação, química, e construção civil.

Saldo de Empregos do Caged em Setembro

  • Serviços: 1.898
  • Construção: 1.021
  • Agropecuária: 793
  • Indústria: 747
  • Comércio: 522

O crescimento constante em todos os setores reflete o fortalecimento do mercado de trabalho potiguar e aponta para uma expectativa positiva de geração de empregos até o final do ano.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo