RN registra alta em crimes de trânsito com mais de 1.300 ocorrências em 2024

RN registra alta em crimes de trânsito com mais de 1.300 ocorrências em 2024

Dados do CNJ apontam aumento de 8,11% nos casos de crimes de trânsito no estado entre 2022 e 2023

O Rio Grande do Norte registrou 1.387 crimes de trânsito de janeiro a agosto de 2024, de acordo com dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em comparação com o mesmo período de 2023, o estado apresentou uma alta de 8,11%, acompanhando a tendência de crescimento desses delitos em várias regiões do Brasil.

Conforme levantamento inédito do CNJ, em todo o país foram registrados 480 novos processos judiciais por dia, totalizando 116.597 ações movidas entre janeiro e agosto. Em 2023, os processos de crimes de trânsito resultaram em 489 novas ações diariamente, somando 178.512 ao longo do ano. Ainda assim, o Rio Grande do Norte não figura entre os estados com os maiores números de ocorrências; o Rio Grande do Sul lidera o ranking, com 21.345 novos casos.

Principais crimes de trânsito

Segundo o advogado criminalista João Valença, os crimes de trânsito mais recorrentes que culminam em ações judiciais incluem homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, omissão de socorro, fuga do local do acidente, condução sob influência de álcool ou substâncias psicoativas, prática de racha e dirigir sem habilitação.

“As penas para esses crimes variam conforme a gravidade, podendo envolver desde multas e suspensão ou cassação da habilitação até detenção. Em casos mais graves, como morte resultante de racha ou omissão de socorro, as penas podem chegar a 10 anos de reclusão”, explica o especialista, ressaltando a importância de conscientização no trânsito.

A crescente judicialização dos crimes de trânsito reflete a necessidade de políticas de educação e fiscalização mais rigorosas para reduzir os índices de infrações e garantir maior segurança para a população.

Foto: Arquivo/POR DENTRO DO RN/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal
Pular para o conteúdo