Segundo dia de provas do Enem: professor potiguar explica como o TRI pode ser decisivo para a nota final

Segundo dia de provas do Enem: professor potiguar explica como o TRI pode ser decisivo para a nota final

Para mais informações sobre o trabalho pedagógico do Colégio Teresa e detalhes sobre os próximos simulados, interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (84) 9157-3563 ou pelo Instagram @colegioteresarn

Com a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) concluída no último domingo, 3 de novembro, estudantes de todo o país se preparam para o segundo dia de provas, que será realizado no próximo domingo, 10 de novembro. O exame é calculado com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), que, além de contabilizar os acertos, avalia a coerência das respostas dos participantes. Para esclarecer como esse método impacta a nota final, o professor Alexandre Emerson, conhecido como Xandão, especialista em Enem e psicometria dos testes no Colégio Teresa, destaca a importância de entender o funcionamento do TRI para um melhor desempenho.

“O TRI não avalia apenas a quantidade de respostas certas, mas também a coerência das respostas do aluno. Em outras palavras, o sistema consegue identificar padrões e verificar se o estudante realmente domina o conteúdo ou se está apenas acertando por acaso”, explica o professor Xandão. No Colégio Teresa, os simulados aplicados utilizam a correção por TRI, o que permite uma análise precisa dos rendimentos dos alunos e oferece dados fundamentais para o planejamento da metodologia de avanço do PreLA (Programa de Estudo e Leitura Avançada).

Segundo o professor, o TRI considera três parâmetros em cada item: a dificuldade da questão, a discriminação (capacidade do item de diferenciar quem sabe de quem não sabe o conteúdo) e o acerto casual (probabilidade de um acerto por acaso). Esses fatores ajudam a evitar distorções no resultado, beneficiando aqueles que demonstram conhecimento sólido. “Estudantes que respondem questões mais fáceis corretamente, mas falham nas mais complexas, podem ter a nota reduzida em razão do TRI, que espera uma coerência progressiva nas respostas”, destaca Xandão.

Para os alunos que almejam cursos de alta performance, como medicina, psicologia, direito e engenharias, o Colégio Teresa adota estratégias específicas para aperfeiçoar o desempenho, utilizando os resultados dos simulados com TRI para identificar pontos de melhoria e desenvolver planos de estudo mais focados. “O TRI é uma aliada dos estudantes que se preparam com consistência, pois valoriza o conhecimento real. No Colégio Teresa, buscamos orientar os alunos para desenvolverem uma aprendizagem sólida, que não só os prepare para o Enem, mas também para desafios futuros”, afirma o professor.

Com essa abordagem, o Colégio Teresa espera contribuir para que mais alunos compreendam e aproveitem ao máximo o método de cálculo do Enem, garantindo uma preparação que vai além do conteúdo e se conecta com o estilo de avaliação adotado pelo exame. Para mais informações sobre o trabalho pedagógico do Colégio Teresa e detalhes sobre os próximos simulados, interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (84) 9157-3563 ou pelo Instagram @colegioteresarn.

Foto: Divulgação

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