Volume dos reservatórios do RN atinge 67% da capacidade

Volume dos reservatórios do RN atinge 67% da capacidade

Dados do Igarn mostram que barragens como Armando Ribeiro Gonçalves e Santa Cruz do Apodi superam marca de 70% de armazenamento

O Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (Igarn) divulgou que o volume acumulado nos reservatórios do estado atingiu 3.058.490.456 m³, o equivalente a 67,23% da capacidade máxima de 4,54 bilhões de metros cúbicos. Em 2023, na mesma época, os reservatórios somavam apenas 53,88% da capacidade total, um reflexo das dificuldades climáticas enfrentadas no ano anterior. O aumento atual aponta para uma recuperação gradual, o que traz maior segurança hídrica para a população.

A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, acumula atualmente 1.711.800.800 m³, correspondentes a 72,13% de sua capacidade total. Outros mananciais, como a barragem Santa Cruz do Apodi, segunda maior do RN, possuem 444.925.900 m³, ou 74,19% de sua capacidade total. Reservatórios menores também apresentam bons níveis de armazenamento, como o açude Trairi, em Tangará, que atinge 85,70% de sua capacidade.

Contudo, algumas barragens menores ainda enfrentam níveis críticos de armazenamento. Entre elas estão Itans, em Caicó, com apenas 0,45% de sua capacidade, e Passagem das Traíras, em São José do Seridó, com 1,86%. Esses reservatórios demandam atenção das autoridades para assegurar o abastecimento das comunidades locais em caso de estiagem prolongada.

Foto: ASCOM/IGARN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Assine nossa Newsletter

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo