Fiscalização da Semurb identifica origem do vazamento que compromete a balneabilidade da praia; CAERN é notificada
A Praia de Areia Preta, em Natal, voltou a ser afetada pela chamada “língua negra”, resultado de um vazamento de esgoto identificado na Rua Atalaia, bairro de Mãe Luiza. A obstrução em um Poço de Visita (PV) fez com que efluentes escoassem para a rede de drenagem pluvial, comprometendo a balneabilidade da praia. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou uma operação de fiscalização nesta quinta-feira (7.nov.2024) para apurar o problema.
Segundo Leonardo Almeida, supervisor geral de fiscalização ambiental da Semurb, a equipe começou a vistoria às 9h, utilizando uma câmera endoscópica para mapear o vazamento. “Nossa equipe realizou uma varredura detalhada do local, monitorando a galeria de drenagem desde a Rua Guanabara até a Rua Atalaia. A origem do esgoto só foi possível a partir da utilização de uma câmera sonda tipo endoscópica”, detalhou Almeida.
A Semurb notificará a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que terá um prazo máximo de 72 horas para corrigir a situação. Almeida enfatizou a urgência da intervenção: “Essa correção é essencial para evitar o comprometimento contínuo da balneabilidade da praia e garantir a preservação do meio ambiente.”
A população também é chamada a colaborar, reportando irregularidades na rede de esgoto por meio da Ouvidoria da Semurb, disponível pelo telefone (84) 3616-9829, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail [email protected].
Foto: Divulgação/Semurb
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.